Notícias
HUWC-UFC
Hospital da Ebserh em Fortaleza (CE) possui serviço de coleta e análise de dados sobre o câncer
Imagem ilustrativa: Envato
Fortaleza (CE) – O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) possui, há 18 anos, o Serviço de Registro Hospitalar de Câncer (RHC), que coleta e analisa dados dos casos da doença diagnosticados e tratados no HUWC. O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O sistema contribui para definir o perfil epidemiológico do câncer no Ceará, com informações, por exemplo, sobre quais os tipos mais frequentes da doença, a faixa etária e gênero dos pacientes, e onde vivem, auxiliando no planejamento de ações preventivas da doença.
Com esses dados documentados também é possível avaliar a qualidade da assistência prestada (indicadores como os dados de sobrevida e tempo de tratamento) e desenvolver pesquisas na área, com estudos epidemiológicos, clínicos e tecnológicos.
A superintendente do CH-UFC, Josenília Gomes, ressaltou a importância do Registro. “É por meio dele que o Ministério da Saúde pauta as políticas públicas relacionadas ao tratamento e às condutas do câncer no Brasil, então é muito importante que possamos colaborar efetivamente com esses dados”.
Para a coordenadora Estadual do RHC de Fortaleza, Helenira Fonseca de Alencar, os dados corroboram para que a instituição possa conhecer melhor a qualidade do serviço prestado. “Além disso, precisamos calcular a incidência, então tanto contribuem para o Hospital, como também está nos ajudando a elaborar políticas públicas de prevenção ao câncer”, destacou. O trabalho conjunto do RHC do HUWC, inclusive, conforme afirmou a chefe do Setor de Gestão da Qualidade do CH-UFC, Cláudia Fernandes, colaborou para que todos os dados estejam atualizados segundo a normativa do Ministério da Saúde.
A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Luany Carvalho, declarou que o papel institucional é o de trabalhar esses números e transformá-los numa informação que possa impactar o cuidado assistencial. “Como instituição de ensino e de assistência de excelência no Ceará, estamos há 18 anos construindo esse Registro a muitas mãos e conseguimos usar esses dados para dar a melhor assistência aos nossos pacientes”.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC, que é formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com informações da Unidade de Imprensa 1 e edição de Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh