Galeria de Imagens
NOVO HU
Governo da Bahia dá início ao processo licitatório para construção do novo Hospital Universitário de Paulo Afonso
Paulo Afonso (BA) – Foi dada a largada para a construção do novo Hospital Universitário de Paulo Afonso, na Bahia. Nesta sexta-feira (4), foi assinada a autorização que marca o início do processo licitatório das obras da unidade, que será administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (Novo PAC) e conta com um investimento de R$ 134 milhões.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, lembrou a importância do hospital universitário para a população, a formação de profissionais e o progresso local. “Essa unidade vai fazer a diferença nessa região. Um hospital universitário com a qualidade que vamos construir com essa parceria vai fazer com que Paulo Afonso e região entrem em um ciclo de desenvolvimento muito virtuoso”, disse.
O hospital será vinculado a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), terá 165 leitos, sendo 20 de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, e vai atender a população de 22 municípios da região de Paulo Afonso. A nova unidade contará ainda com seis salas cirúrgicas, sendo duas obstétricas e quatro para cirurgia geral.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, explicou como será feita a gestão do novo hospital. “O hospital será universitário, mas sob a gestão da Ebserh, empresa que foi criada para cuidar e administrar os hospitais federais de todo o Brasil”, afirmou.
“Estamos em uma região que tem um vazio de oferta de saúde e esse hospital terá o papel de salvar vidas, de curar pessoas, de prolongar a vida de quem nós amamos, de evitar que uma pessoa ande 500 quilômetros para levar alguém para ser tratado ou curado. Além de gerar um ambiente forte da economia da saúde”, acrescentou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
O evento também contou com as presenças do prefeito de Paulo Afonso, Mário Galinho, do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, das secretárias estaduais de Educação, Rowenna Brito, e da Saúde, Roberta Santana, do diretor Administrativo-Financeiro da Eletrobrás Chesf, Jenner Guimarães, e outras autoridades.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh