Notícias
ESPECIALISTAS
Hospital da Ebserh de Niterói (RJ) promove mutirões cirúrgicos e beneficia pacientes do SUS via Programa Agora Tem Especialistas
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza duas edições de mutirões por meio do Programa Agora Tem Especialistas em 2025. A iniciativa tem como objetivo agilizar o acesso dos pacientes a atendimentos, contribuindo para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira edição, em maio, contemplou a Pediatria. Já no dia 24 de junho, os serviços programados são Urologia e Mãos.
A Chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e PME, Laís de Andrade Rosa, relata que os mutirões no Huap de 2025 envolvem diversas especialidades, incluindo cirurgias oncológicas. Entre os desafios, Laís destaca a integração e o engajamento ativo entre equipes assistenciais e administrativas. “A comunicação eficaz é um fator chave em todo o processo. Pois precisamos pensar na jornada completa do paciente, desde a sua admissão no hospital, passando pelo intraoperatório, até a alta hospitalar”, diz.
Pediatria em maio
Durante o feriado do 1º de maio, Dia do Trabalhador, 13 crianças e famílias foram beneficiadas por cirurgias pediátricas antecipadas. De acordo com o cirurgião pediátrico do Huap, Gilmar dos Santos Stulzer, os 13 procedimentos transcorreram sem imprevistos ou adversidades. Na ocasião, outras quatro cirurgias gerais foram executadas.
Para o médico especialista, a ação representa um impacto expressivo sobre a fila de espera do serviço. “Normalmente, demoraríamos alguns meses para operar esse número com a atual agenda do Centro Cirúrgico oferecida para a nossa especialidade”, explica.
Segundo ele, dois fatores pressionam o acúmulo de demanda cirúrgica da Pediatria, nos últimos anos: um número elevado de crianças que precisam de procedimentos na especialidade e a limitação de duas salas para cirurgias entre 9h e 17h.
Foco nos pacientes já em aguardo
Diferentemente de um mutirão de portas abertas, as ações realizadas no hospital atenderam pacientes que já estavam na fila de espera do hospital e que foram previamente agendados pela equipe assistencial responsável pela organização.
Saiba mais
Ebserh em Ação - Agora Tem Especialistas – Da Consulta ao Tratamento é uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Ebserh. Seu objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas do SUS, por meio da ampliação do acesso a atendimentos especializados. A ação está alinhada às diretrizes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e tem como meta aumentar em até 40% o número de atendimentos realizados nos hospitais universitários federais (HUFs).
A parceria segue o mesmo modelo do “Dia E: Ebserh em Ação” realizado no ano passado, quando foram feitos nos HUFs quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames, ampliando significativamente o acesso da população aos serviços especializados. O Huap-UFF foi um dos hospitais participantes da ação.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Monteiro Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh