Notícias
Rede Ebserh
Conselhos Superiores da Unirio aprovam fusão do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle com o Hospital Federal dos Servidores do Estado
Fachada do prédio histórico do HUGG-Unirio
Rio de Janeiro (RJ) – Em sessão conjunta remota realizada nesta terça-feira, 10 de junho, o Conselho Universitário (Consuni) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) aprovaram a fusão do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE). A proposta foi aprovada com 78 votos favoráveis, 29 contrários e três abstenções, com ampla maioria em todos os dois conselhos.
Suspensa devido à proximidade do horário estipulado para término (18h), a sessão terá continuidade nesta quarta-feira (11/6), a partir das 9h30, no formato remoto – conforme decisão dos conselheiros. Na ocasião, será apreciada a minuta de Resolução que dispõe sobre a fusão dos dois hospitais e dá outras providências. Foram lidas moções e cartas abertas contrárias à fusão nos moldes apresentados, enquanto que na primeira parte, em 5/6, o diretório acadêmico dos estudantes de Medicina (DABB) apresentou um documento defendendo a proposta.
A situação do Instituto Biomédico (IB), que há anos sofre com a precariedade da infraestrutura do prédio onde se localiza, na Rua Frei Caneca, foi central nos argumentos favoráveis à iniciativa. A possibilidade de crescimento da Universidade – tanto do espaço físico como das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos campos da Saúde – por meio da fusão foi apontada como uma grande oportunidade para a instituição. Foram apresentadas, por outro lado, preocupações relacionadas com as necessidades orçamentárias da fusão, além da proposta de parceria com a Prefeitura do Rio ter sido alvo de críticas por parte dos conselheiros.
Em novembro de 2024, dentro do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) para a fusão do HFSE com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
Votações
Após o bloco de discussão, foram apresentadas duas propostas de encaminhamento: votação Sim ou Não à fusão (proposta A) ou análise e votação, artigo a artigo, da minuta de Resolução referente à fusão (proposta B). Venceu a proposta A, com 77 votos, sendo 32 votos para a proposta B e duas abstenções. Em seguida, os conselheiros deliberaram sobre a fusão (Sim ou Não), que foi aprovada com 78 votos. Foram 29 votos contrários e três abstenções. A próxima etapa ocorrerá nesta quarta-feira, 11, com a análise da minuta de Resolução referente à fusão.
Sobre o HFSE
O Hospital Federal dos Servidores do Estado - HFSE, vinculado ao Ministério da Saúde, é referenciado para atendimentos de média e alta complexidade. Além de cirurgias de grande porte, o HFSE disponibiliza tratamento em mais de 45 serviços especializados como maternidade de alto risco, oncopediatria (tratamento do câncer), neurocirurgia e cuidado de doenças infectocontagiosas.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Com informações da Unirio