Notícias
CONSCIENTIZAÇÃO
Hospitais da rede Ebserh realizam atividades sobre higienização das mãos
Brasília (DF) - A higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos são consideradas a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Isso porque a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
A Organização Mundial da Saúde definiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Para comemorar a data, os hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram diversas ações de conscientização e informação.
Para a infectologista pediatra da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fabiana Filgueira, a campanha é primordial para disseminar na unidade o hábito de higienizar as mãos. “Precisamos reforçar, constantemente, a necessidade de higienizar as mãos de forma correta e no tempo certo, inclusive aqueles que estão na área administrativa”, explica. Em 2015, o índice de infecção relacionado à assistência à Saúde na Mejc foi de 1,98%.
Atividades na rede Ebserh
O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam) realizou palestras de sensibilização nas clínicas, gincana de lavagem de mãos, além de montar um estande informativo no corredor central do hospital. A ação foi planejada em duas frentes de atuação, para alcançar todos os servidores do hospital. Um estande no corredor principal do HU, mostrava um leito simulado onde se demonstrou os cinco momentos em que deve ser feita a higienização das mãos, além de um profissional para abordar os servidores e distribuir material informativo.
A outra frente de atuação foi composta por funcionários do hospital fantasiados de “Mão”, “Sabão” e “bactéria”, e acompanhados de servidores cantando uma paródia da música “metralhadora”, adaptada para informar da importância da lavagem de mãos para a segurança do paciente, foram e a todas as clínicas do HUGV, utilizando esta abordagem lúdica para lembrar aos colegas da importância da higienização das mãos. Foi também realizada uma dinâmica onde os servidores tinham suas mãos cobertas com tinta guache e depois convidados a lavarem as mãos normalmente, para que pudessem verificar onde a lavagem de mãos poderia ser melhorada.
No Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) houve a 6ª Campanha de Higienização das Mãos, em que os participantes demonstraram a técnica de lavagem das mãos em todos os setores do HC, além de desenvolverem atividades lúdicas no setor da Pediatria.
Colaboradores do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT) realizaram abordagens abordagem aos profissionais que assumem os plantões, enfatizando a importância da higiene das mãos, com a construção de um painel com temas relacionados à saúde.
No Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), houve a distribuição de um folheto de bolso, orientando como deve ser feita a lavagem geral e cirúrgica das mãos. Além disso, profissionais da Enfermagem estiveram no Centro Obstétrico e também no Centro Cirúrgico do HC, sensibilizando os profissionais para que estejam atentos à escovação cirúrgica (higienização antisséptica das mãos antes da cirurgia).
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) desenvolveu uma campanha informativa, convidando convidaram quem passava pelo hall de entrada para testar a técnica de higienização das mãos de cada um. Depois de “lavar” as mãos com um preparado especial, o participante pode observar, sob a luz negra da “Caixa da Verdade” a eficácia do seu método de higienização.
A Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deu início à campanha educativa “Olhe suas Mãos”, que percorreu o todos os setores da instituição, desde as áreas assistenciais até as áreas administrativas. Durante a ação, foram realizadas rodas de conversas com os profissionais e também a demonstração da técnica correta de higienização das mãos, desde a lavagem com água e sabão até a utilização do álcool em gel.
No Hospital Universitário Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab-UFRN), as ações não se limitaram aos setores assistenciais, mas também abarcaram os setores administrativos. A ação teve como objetivo sensibilizar sobre a importância do uso de álcool gel na higienização das mãos e na prevenção de doenças infecciosas. Teve como público-alvo a equipe assistencial, estudantes e equipe administrativa. No final do dia perto de 60 multiplicadores tinham sido formados.
A fim de demonstrar aos profissionais a eficácia da higiene de mãos, a Bióloga Viviane Araujo realizou um experimento como demonstração em três momentos: antes da higienização das mãos, em que há uma grande concentração de micro-organismos; após a higienização com água e sabão, em observa se uma redução significativa das unidades formadora de colônias; e, após higienizar com álcool em gel, em que se observa a redução de quase 100% da carga microbiana.
O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) preparou a Campanha de Higiene das Mãos para o período de 2 a 27 de maio, nas unidades assistenciais e de apoio do hospital. O objetivo é sensibilizar os profissionais quanto à importância da Higiene de Mãos na prevenção e controle de infecções, bem como na segurança do paciente, dos profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. Também haverá treinamento com a ajuda do Simulador de Contaminação.
A ação no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) teve como slogan “Juntos seremos ouro na luta contra às infecções”, fazendo alusão aos jogos olímpicos que serão realizados no país este ano. Na ocasião, foram distribuídos folders informativos, divulgados cartazes, que se somaram com as atividades lúdicas desenvolvidas pelo próprio setor nas duas unidades do Complexo Hospitalar.
Entre as atividades, foi ministrada a palestra “Protocolo de Higienização das Mãos” e a divulgação da “Pesquisa de micro-organismos nas mãos de funcionários do HU-UFMA”. Ainda foi divulgado o nome escolhido para o mascote da campanha. Ele se chamará Higienito de autoria da assistente social da Clínica Médica, Leila Morais Azevedo. Além disso, foram realizados jogos olímpicos contra as infecções, que contou com um quebra-cabeça gigante, um jogo da velha (mãos limpas x mãos sujas), dois tipos de trilhas, todas elas com brindes para os ganhadores.
Na Maternidade Escola Assis Chateuabrian da Universidade Federal do Ceará (Meac-UFC) foi lançada uma campanha para a escolha dos nomes dos mascotes da “Higiene de Mãos na Meac: desafio coletivo”. Os mascotes simbolizam a união em prol da causa da prevenção da infecção hospitalar. Os nomes serão escolhidos por comissão julgadora. Também haverá visitas aos setores da instituição, divulgando a importância da higiene de mãos para a prevenção de infecção hospitalar.
Além disso, haverá o V Seminário sobre Segurança do Paciente e Controle de Infecção Hospitalar, com entrega de Certificados de Destaque aos setores com maior percentual de adesão à NR 32 na Meac e aos profissionais que se destacaram na Campanha “Adorno Zero”, e palestra com o tema “Desafios do uso de Protocolos na prevenção e controle de infecções: onde estamos e próximos passos”.
O Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará promoveu uma série de ações, não só para esse dia, como estendeu a programação para todo o mês de maio. Alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) realizam as “Blitzen Mãos Limpas” nas unidades do HUWC. Também houve a entrega de banners auto-explicativos sobre os cinco momentos da higienização das mãos às unidades de internação e demonstração interativa com caixa didática, ferramenta que permite saber se houve a correta higienização das mãos.
No dia 10 de maio, será a vez de os acompanhantes de pacientes serem sensibilizados sobre a importância da higienização das mãos. Também serão distribuídos folders sobre bactérias multirresistentes. No dia 12 haverá aula teórico-prática sobre higienização das mãos e sua importância na atividade médica para os acadêmicos de Medicina. Na manhã do dia 19, serão apresentados os indicadores de infecção relacionados à assistência à saúde e a importância da higienização das mãos.
Nos dias 20 e 21 de maio, ocorrerá a 4ª Jornada Cearense de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde e, para encerrar a programação, no dia 30 de maio, haverá distribuição de material informativo, avaliação prática sobre a higienização das mãos com a caixa didática e distribuição de álcool em gel aos colaboradores do hospital, além de um Show de Talentos com Foco na Segurança do Paciente.
O Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB) realizou ações de orientação nos diversos setores da instituição sobre a forma correta de higienizar as mãos e a importância de retirar todos os adornos durante o trabalho. O uso de anéis, pulseiras e relógios, por exemplo, impede a higienização adequada.
Em cada setor, foi escolhido um voluntário para demonstrar a higienização das mãos. Após aplicar um produto, o voluntário higieniza as mãos, que depois são colocadas em uma caixa escura, com uma luz ultravioleta que indica os pontos que não estão completamente limpos. Foram sorteadas camisetas da campanha e todos fizeram juntos a higienização com preparação alcóolica. O HUB escolheu as cores laranja e verde para a campanha. Os postes ganharam bandeiras nessas cores, além de banners, faixas e um painel de balões para mobilizar ainda mais os colaboradores.
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realiza a II Campanha de Higienização das Mãos até o dia 12, envolvendo palestras, visitas a setores do hospital, dinâmicas, apresentação teatral e distribuição de material educativo, sorteio de brindes, distribuição de frascos de álcool gel e atividades lúdicas para teste da limpeza das mãos, como a Black Box.
Com informações do HUFs