Notícias
DESENVOLVIMENTO
Hospitais da Rede Ebserh integram projeto de melhoria de gestão
Sensibilizar a equipe multidisciplinar e favorecer a implementação e integração dos processos assistenciais são alguns dos objetivos do projeto. Foto: Banco de imagens
Brasília (DF) – O Projeto Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP), desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc), conta com a participação de cinco hospitais universitários federais vinculados à Rede Ebserh. A iniciativa, realizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), teve início em outubro de 2018 e será finalizado em dezembro de 2020.
As cinco unidades da Rede Ebserh participantes estão na região Nordeste. Em Sergipe, participam os hospitais universitários de Aracaju (HU-UFS) e de Lagarto (HUL-UFS), ambos vinculados à Universidade Federal de Sergipe; em Teresina, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) é o representante; em São Luís, participa o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA); e em Alagoas, o participante é o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (Hupaa-Ufal).
Pelo RHP, há o intercâmbio de profissionais de diversas áreas obedecendo um cronograma de visitas técnicas, tanto por parte dos profissionais do Haoc aos hospitais, quanto por parte dos participantes aos Haoc, em São Paulo. Também são realizadas capacitações multiprofissionais e acompanhamento dos Planos de Ação que são gerados após as visitas.
O projeto prevê ações nos hospitais como a implantação ou o fortalecimento do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), a consolidação das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, apoio ao Acolhimento e Classificação de Risco, a avaliação da cultura de segurança, a elaboração ou revisão de Protocolos Clínicos e Assistenciais, orientação sobre do Planejamento Estratégico, definição e monitoramento de indicadores, dentre outras.
Segundo Angela Silva, superintendente do HU-UFS, só existe assistência de qualidade com uma gestão de qualidade. “Quando vem uma nova consultoria, com ações diferentes, saímos da zona de conforto e passamos a rever processos, pois a qualificação é permanente e serve para motivar a equipe e qualificar a gestão”, resumiu a gestora.
De acordo com a médica do Haoc, Carolina Basso, sensibilizar a equipe multidisciplinar e favorecer a implementação e integração dos processos assistenciais são alguns dos objetivos do projeto. “Trabalhamos com um método de avaliação do fluxo de ações que identifica oportunidade de melhorias”, pontuou. Já o enfermeiro do Haoc, Leonardo Tomé, o projeto aborda a gestão organizacional e o desenvolvimento da cultura de segurança do paciente em toda a instituição.
Melhoria da gestão
Além dos participantes do RHU, as demais unidades da Rede Ebserh integram outros projetos do Ministério da Saúde (MS), do Ministério da Educação (MEC) ou da própria Rede Ebserh, com o objetivo de melhor a assistência à saúde e o apoio ao ensino e à pesquisa, característicos de hospitais universitários.
O Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB), por exemplo, participa do projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, que prevê iniciativas voltadas a reduzir a taxa de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), de infecção da corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC) e de infecção do trato urinário (ITU).
Outra ação teve a parceria do Hospital Sírio-Libanês e capacitou gestores dos hospitais. Em seguida, os participantes criaram planos diretores estratégicos para suas unidades, contendo ações de médio e longo prazo. Mais de 20 hospitais da rede participaram diretamente e iniciaram o compartilhamento do conhecimento adquirido para outras unidades hospitalares da Rede Ebserh.
Rede Hospitalar Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh