Notícias
CASOS CLÍNICOS
HC-UFMG disponibiliza serviço para orientar profissionais sobre a febre amarela
Belo Horizonte (MG) - O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas de Minas Gerais, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, lançou na última semana um canal para orientar profissionais de saúde sobre a febre amarela.
Segundo último informe epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, já foram notificados 184 casos suspeitos de Febre Amarela, sendo que desses 37 são casos prováveis, cujos pacientes apresentaram quadro clínico suspeito e exame laboratorial preliminar reagente. Em relação aos óbitos, foram notificados 53 óbitos, sendo que desses, 22 são considerados óbitos prováveis de febre amarela.
O serviço, gratuito, é composto por teleconsultoria, webaula e banco de informações. É possível tirar dúvidas online com o infectologista do HC-UFMG, Frederico Figueiredo Amâncio, assistir a uma aula sobre a febre amarela e discutir casos clínicos e ainda acessar informes epidemiológicos e outros comunicados sobre a doença.
“Tentamos responder a todas as dúvidas que chegam ao nosso canal. Para acessar, basta ser cadastrado na Rede de Teleassistência de Minas Gerais. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h. Mesmo assim, quando é algo urgente, entramos em contato com o médico para ele responder”, afirma a coordenadora da Teleeducação do Centro de Telessaúde do HC-UFMG, Lidiane Sousa.
As mortes suspeitas ocorreram nos municípios de Ladainha, Piedade de Caratinga, Ipanema, Malacacheta, Imbé de Minas, Ubaporanga, São Sebastião do Maranhão, Itambacuri, Poté e Setubinha, todas localizadas nas regiões do Vale do Rio Doce e do Mucuri. Por isso mesmo, excepcionalmente nestes locais, o Centro de Telessaúde do HC-UFMG, que direciona seu trabalho para os centros de Atenção Básica, vai auxiliar também profissionais que atuam em hospitais e Unidades de Pronto-Atendimento. “As dúvidas, em sua maioria, são em relação aos casos graves da doença e vêm das unidades de terapia intensiva”, revela.
Web aula
Na tarde da última terça-feira (17), uma web aula sobre febre amarela e a importância da vacinação foi ministrada ao vivo pelo médico Frederico Figueiredo Amâncio direto do Centro de Telessaúde. A aula foi acompanhada por cerca de 240 pessoas de 60 cidades mineiras. De acordo com Lidiane Sousa, em breve a gravação será disponibilizada no site da Telessaúde e da UNA-SUS.
Os profissionais de saúde do estado de Minas Gerais que desejam efetuar o cadastro na Rede de Teleassistência de Minas Gerais e participar da iniciativa podem entrar em contato no link.
Com informações do HC-UFMG