Notícias
MELHORIAS
HC em Pernambuco reinaugura farmácia ambulatorial
Recife (PE) - Com o objetivo de possibilitar um atendimento mais humanizado ao paciente e um melhor fluxo e controle dos medicamentos, a Farmácia Ambulatorial do Hospital das Clínicas da UFPE foi, recentemente, ampliada e reformada. No Hospital das Clínicas, mensalmente, duas mil pessoas utilizam a Farmácia, vindos dos ambulatórios de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Nefrologia, Oncologia e Espaço Trans.
“A reforma do espaço reforça o empenho feito em melhorar a condição de vida dos pacientes que utilizam os serviços do Setor, o que também reafirma o compromisso da Universidade e da gestão do hospital com o papel social que uma instituição de saúde como o HC possui”, pontuou Anísio Brasileiro, reitor da Universidade Federal de Pernambuco.
O superintendente Frederico Jorge Ribeiro reiterou a importância das obras de melhoria que vêm sendo realizadas recentemente na instituição, explicando que todas elas visam melhorar o nível de qualidade do atendimento ao paciente. “É importante trazermos um olhar cuidadoso para a assistência farmacêutica na unidade, visto que é uma área que representa a proteção e recuperação da saúde, sendo um dos componentes mais essenciais de uma instituição como o HC”, comentou.
Mudanças
A Farmácia Ambulatorial do HC passou por uma série de ações de ampliação e melhoria que duraram cerca de 60 dias e objetivam o atendimento mais humanizado dos pacientes, uma segurança maior ao patrimônio do Setor e a criação do consultório farmacêutico. “Esse consultório dará uma atenção especial ao paciente, onde será feito um acompanhamento direcionado, a fim de saber se foi feita a adesão correta à medicação, se houve efeitos colaterais, entre outras”, explicou José de Arimatea, chefe do setor de farmácia do HC.
Dentre as melhorias do espaço físico, houve a implantação de uma sala fechada para armazenar o estoque e de um ambiente reservado para o farmacêutico atender o paciente, além de terem sido investidos recursos na climatização do local, na pintura e na troca dos forros e do piso.
A solenidade também contou com a presença de representantes de órgãos como o Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco e o Conselho Regional de Farmácia do Estado.
Com informações do HC-UFPE