Galeria de Imagens
REGULAÇÃO
Enamed: divulgadas avaliação dos cursos de Medicina e medidas de supervisão
Brasília (DF) – Os ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) divulgaram nesta segunda-feira (19) a análise dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, que avalia a formação médica no Brasil e cujos resultados podem ser utilizados como critério de acesso aos programas de residência. Os dados referem-se a 351 cursos de Medicina. Desse total, 304 integram o Sistema Federal de Ensino, que abrange tanto instituições públicas federais quanto privadas, enquanto os demais estão sob a regulação dos sistemas estaduais. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na sede do MEC.
Destes 304 cursos, 204 (67,1%) alcançaram conceito satisfatório (de 3 a 5), enquanto 99 cursos (32%) obtiveram conceitos 1 e 2 e passarão por medidas de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC). Os resultados individuais dos participantes foram divulgados em 12 de dezembro de 2025.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que essa análise do Enamed tem um único objetivo: “Garantir que as instituições que ofertam esses cursos, tanto públicos quanto privados, sejam de excelente qualidade. Estamos avaliando se o curso tem bons infraestrutura, monitoria, laboratório, professores... isso a gente só pode fazer avaliando os resultados, dialogando com as instituições, para que elas possam melhorar”. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, definiu os resultados como “um verdadeiro diagnóstico da formação médica no nosso país.”
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enamed avaliou 89.024 participantes, entre estudantes concluintes e profissionais de medicina, com 75% de proficiência geral. Entre os concluintes, 67% apresentaram desempenho considerado adequado. Na análise por categoria administrativa, 6.502 estudantes das instituições de educação superior federal foram avaliados, dos quais 83,1% alcançaram percentual de proficiência.
A aplicação anual do Enamed e a adoção de padrões de desempenho permitem um monitoramento contínuo da qualidade dos cursos de medicina, fornecendo subsídios mais precisos para políticas públicas de regulação, supervisão e indução da qualidade.
Mais acesso às residências
O Enamed tem relevância estratégica também por integrar a avaliação do Enade à prova teórica do Exame Nacional de Residência (Enare), que é uma iniciativa coordenada e operacionalizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para ampliar e democratizar o acesso às residências médicas, multiprofissionais e em área profissional da saúde. O Enare envolve hospitais universitários federais da Rede Ebserh, além de instituições públicas e privadas que fizerem adesão.
Em 2025, o Enare apresentou crescimento expressivo, com 262 instituições participantes, aumento de 61,7% em relação a 2024. O número de inscritos chegou a 87.035 (63,7% a mais que no ano anterior). O número de programas de residência médica passou de 790, em 2022, para 1.868, em 2025, enquanto as vagas ofertadas aumentaram de 2.682 para 7.197 no mesmo período.
Medidas
Os cursos com desempenho insatisfatório serão submetidos a ações de supervisão escalonadas, que incluem suspensão de ingresso de novos estudantes, redução de vagas e restrição de participação em programas federais, como Fies e Prouni, conforme o percentual de estudantes considerados proficientes. As medidas terão vigência até a divulgação do Conceito Enade 2026.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Com informações do MEC, Seres e Inep
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh