Notícias
MUTIRÃO
Em comemoração ao Mês da Mulher, HC-UFG realiza mutirão de cirurgias
Goiânia (GO) – Neste sábado (29), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai realizar um mutirão de cirurgias ginecológicas e de mastologia, em comemoração ao Mês da Mulher.
A ação faz parte do programa “Ebserh em ação – Mais Acesso a Especialistas”, uma parceria do Ministério da Saúde e da Rede Ebserh, que busca reduzir o tempo de espera da população no Sistema Único de Saúde (SUS), e está programada para acontecer a partir de 7h, no edifício de internação do HC-UFG, no centro cirúrgico.
Ao todo, serão atendidas 21 pacientes do hospital, que já estavam na fila de espera de cirurgias do HC-UFG, e foram convocadas para passar por procedimentos cirúrgicos distintos, incluindo: histerectomia; miomectomia; sling (para tratar incontinência urinária); colpoperineoplastia; marsupialização (retirada de cisto na glândula de Bartholin); ooforectomia (retirada de ovário); e procedimentos cirúrgicos de mastologia, com prioridade para lesões mamárias consideradas suspeitas de malignidade, entre eles, correção de mama acessória, exérese de nódulos mamários suspeitos, exérese de ductos mamários, e setores guiados por estereotaxia – cuja etapa de agulhamento guiado por mamografia será realizada na sexta-feira (28), antes da internação.
Rede Ebserh
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.