Notícias
PREVENÇÃO
Campanha Março Azul: HUWC realizou mutirão de colonoscopia com pacientes agendados
Fortaleza (CE) - Nesta quinta-feira, dia 20, o Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um mutirão para informar a comunidade sobre o câncer de intestino ao mesmo tempo que colaborou para reduzir a fila de espera de colonoscopia com 24 pacientes agendados. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva do HUWC, vem ao encontro da Campanha Março Azul, em conscientização ao câncer colorretal.
A colonoscopia é fundamental para identificar alterações na mucosa intestinal e no reto, explicou o chefe da Unidade de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva, Miguel Ângelo Nobre e Souza. O especialista alertou: “O câncer do intestino grosso é um dos mais comuns. No mundo todo, é o terceiro mais comum em homens e o segundo em mulheres. A colonoscopia é o método mais sensível para o diagnóstico precoce, que favorece um tratamento eficaz. Além disso, também pode evitar um câncer futuro porque, durante o procedimento, é possível já retirar pólipos do tipo adenoma, lesões que podem ser tornar malignas”.
O paciente Cleilson Silva veio ao mutirão e ele mesmo recomendou que a investigação de saúde seja feita já no primeiro sinal de qualquer sintoma: “Se a pessoa apresentar sintomas da doença, que venha procurar fazer a consulta e os exames”. Francisca Angélica Lima também foi atendida durante esta ação no HUWC. Como ela já teve um caso deste tipo de câncer na família, sabe da importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Para mim, esse exame é imprescindível. O atendimento aqui é muito bom, minucioso, criterioso e humano, e isso deixa o paciente muito à vontade e tranquilo”, descreveu.
Durante o mutirão, a médica gastroenterologista e especialista em Endoscopia Digestiva, Juliana Custódio, orientou sobre o rastreio precoce da doença: “Se você tem acima de 45 anos ou tem histórico familiar de câncer de intestino, procure o seu médico e agende o seu exame”.
Sobre o câncer colorretal
A ocorrência do câncer colorretal está associada a diferentes fatores de risco, esclareceu o gastroenterologista Miguel Ângelo, como distúrbios metabólicos (obesidade, sedentarismo, hipertensão, hiperlipidemia), consumo de álcool e uso de cigarro, síndromes genéticas, alimentação rica em processados e histórico familiar. Por isso, a prevenção inclui hábitos saudáveis de alimentação, exercício físico, boa ingestão de água e regulação do estresse.
Os sintomas mais comuns deste câncer envolvem alteração do hábito intestinal sem motivo aparente (constipação ou diarreia) e o sangue nas fezes (com exceção do diagnóstico de hemorroida e fissura anal, quando também pode ocorrer algum sangramento). A cirurgia é o tratamento recomendado para a retirada do (s) tumor(es) e sessões de quimioterapia são realizadas a depender do estágio da doença.
Serviço
O agendamento para o exame de colonoscopia segue o fluxo da regulação da Prefeitura de Fortaleza.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto apoiam a formação de profissionais de saúde, além de fomentar o desenvolvimento de pesquisas e inovação na área.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh