Notícias
INAUGURAÇÃO
Ebserh proporciona melhoria de almoxarifados do Hospital Universitário de Brasília
Novo espaço possui aproximadamente 1.300 m² e conta com melhor iluminação, ventilação, conforto e segurança
Brasília (DF) – Uma área de aproximadamente 1.300 m², com melhor iluminação, ventilação, conforto e segurança. Esse é o novo almoxarifado do Hospital Universitário de Brasília, vinculado à Universidade de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), que passou por reforma e ampliação, e hoje é um dos maiores da Rede Ebserh. O custo foi de R$ 223 mil, recursos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh. A inauguração oficial ocorreu nesta quarta-feira, 18.
O maior controle dos estoques refletirá em economia aos cofres públicos, com oportunidade para novos investimentos no ensino, que é característica de hospitais universitários. O compromisso com o ensino foi reforçado pelo presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira. “O ideal da empresa é focar no equilíbrio entre a assistência à saúde e as ações de ensino e pesquisa. Temos orgulho de dar nosso apoio para que tenhamos no HUB um campo de prática à altura do que é esperado pela academia”, destacou Ferreira.
Localizado no subsolo da Unidade 2 do HUB, o espaço agora abriga todos os estoques do Setor de Suprimentos no mesmo local: produtos para a saúde, medicamentos, materiais administrativos e de manutenção de engenharia. A readequação incluiu recomposição de piso e laje, pintura, construção de novas paredes, colocação de portas e janelas e reforma das instalações hidrossanitárias e elétricas.
Com a reforma, também passa a funcionar no novo espaço a Central de Kits. O serviço é responsável pela preparação diária de 350 embalagens com materiais necessários para procedimentos cirúrgicos, de enfermagem e da Hemodinâmica, contendo luvas, gaze, gel, entre outros. Outro serviço que mudou para o novo espaço é o Setor de Engenharia Clínica, que ganhou um local próprio para o funcionamento da oficina de equipamentos médico-hospitalares, e se tornou o maior em área física da Rede Ebserh. A mudança traz melhorias para a realização de manutenção, higienização e separação de equipamentos.
Integração e qualidade
Durante a cerimônia de inauguração, a superintendente do HUB, Elza Noronha, comentou os impactos positivos. “Inauguramos não apenas uma obra, mas a qualificação de processos e a melhoria da gestão, como uma simbologia do crescimento institucional e pessoal de todos que fazem o HUB”. A reitora da UnB, Márcia Abrahão, salientou a melhoria na assistência e no ensino. “A universidade vai passar a formar melhor na área da saúde e a melhorar o atendimento prestado à sociedade”, completou a reitora da UnB, Márcia Abrahão.
Já a chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HUB, Valéria Fonseca, explicou como se darão esses impactos positivos e a melhoria da gestão a partir do novo espaço. “A centralização dos almoxarifados possibilita a qualificação dos processos de trabalho, maior controle dos estoques e armazenamento adequado dos insumos”, enumerou.
Participaram ainda do evento o vice-presidente da Rede Ebserh, Eduardo Vieira, os diretores de Atenção à Saúde, Giuseppe Gatto, de Orçamento e Finanças, Iara Pinheiro, e o representante da Diretoria de Administração e Infraestrutura, Márcio Borsio. Pela UnB estiveram presentes o diretor da Faculdade de Medicina, Gustavo Romero, a representante da Faculdade de Ciências da Saúde (FS-UnB), Maria de Fátima Borin, e os ex-diretores do HUB, Maria Imaculada Junqueira e João Batista.
Sobre a Rede Ebserh
Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do HUB-UnB/Ebserh