Notícias
IHF
Ebserh participa do 48º Congresso Mundial da Federação Internacional de Hospitais, em Genebra
Estatal apresenta práticas que unem excelência hospitalar e responsabilidade ambiental.
Genebra, Suíça – O vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi, participa do 48º Congresso Mundial da Federação Internacional de Hospitais (International Hospital Federation – IHF), um dos mais importantes eventos globais voltados à gestão hospitalar e inovação em saúde. O encontro reúne líderes hospitalares e executivos da área da saúde de diversos países, promovendo debates estratégicos sob o lema “Aprendizagem global, ação local”.
O congresso, coorganizado pelo Hospital Universitário de Genebra (HUG), tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional e compartilhar experiências para aprimorar sistemas de saúde em todo o mundo.
Durante o evento, Daniel Beltrammi será palestrante na sessão intitulada “Liderando o futuro do cuidado: Construindo sistemas de saúde resilientes e centrados nas pessoas” abordando os desafios e estratégias para construir sistemas de saúde resilientes e centrados nas pessoas, capazes de responder às demandas atuais e futuras.
Além da palestra, Beltrammi também apresentará um pôster com o tema “Avaliação Ambiental dos Hospitais da Rede EBSERH utilizando diagnóstico ambiental Hospitalar para identificar conformidade e práticas sustentáveis”.
“A presença do Ebserh no 48º Congresso Mundial da IHF reforça o compromisso da nossa Rede com a inovação e a sustentabilidade. A troca de experiências e a participação em debates globais posicionam a instituição como protagonista na adoção de práticas que unem excelência hospitalar e responsabilidade ambiental, garantindo avanços significativos para a saúde pública brasileira”, declarou Daniel Beltrammi. 
Única representante do Sistema Único de Saúde (SUS) na IHF, a Ebserh integra a organização desde o ano passado. Ainda em 2024, participou da 47ª edição do Congresso Mundial de Hospitais, ocorrido no Rio de Janeiro. Na ocasião, apresentou projetos e iniciativas sustentáveis dentro das suas 45 unidades.
A estatal teve 64 trabalhos aceitos. Destes, obteve o terceiro lugar no Prêmio IHF 2024, com o Hospital Universitário de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), além de ter a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) como duas das quatro instituições a representarem o Brasil no Hub de Inovação com foco nos “Hospitais do Futuro”.
Ainda no evento, O vice-presidente da Ebserh fez apresentações em duas sessões do WHC. Na primeira, abordou a liderança em sistemas de saúde universais baseados em valor, destacando os desafios globais e as boas práticas na área. Na segunda, enfatizou a importância da integração entre saúde e educação nos 45 hospitais universitários vinculados à estatal.
A Ebserh possui várias iniciativas voltadas à sustentabilidade e a eficiência no emprego de recursos nos hospitais, dentre elas a entrada no Mercado Livre de Energia (MLE), na qual existe uma expectativa de economia é de R$ 160 milhões em cinco anos.
Os hospitais vinculados à empresa em Belém, capital do Pará, atuarão na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) como unidades de retaguarda de atendimentos relacionados a agentes infecciosos e biológicos.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh