Galeria de Imagens
MOBILIZAÇÃO
Hospitais universitários da Rede Ebserh em Belém (PA) integram força-tarefa de saúde para a COP 30
Belém (PA) – Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), os hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS) atuarão na retaguarda de atendimentos relacionados a agentes infecciosos e biológicos, além das especialidades de oftalmologia e otorrinolaringologia. As unidades integram o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e são administradas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Designados pelo Ministério da Saúde (MS), os hospitais reforçaram protocolos de atendimento e capacitação das equipes dentro do Plano Nacional de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) voltado à COP 30. O objetivo é garantir atendimento rápido, seguro e integrado durante o evento internacional que colocará a Amazônia no centro das discussões globais sobre o clima, a partir da próxima segunda-feira (10), em Belém.
Barros Barreto será referência para casos infecciosos e biológicos
O HUJBB atuará como unidade de referência para acolher e tratar casos que demandem isolamento e assistência especializada em situações envolvendo agentes infecciosos e biológicos, como vírus e bactérias capazes de causar doenças transmissíveis.
Como parte dessa preparação, os profissionais do HUJBB participaram de simulados integrados com órgãos de saúde e segurança pública, voltados ao atendimento de ocorrências envolvendo agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN), ficando a cargo do Barros Barreto o atendimento às ocorrências envolvendo agentes biológicos.
A gerente de Atenção à Saúde do HUJBB, Rita Medeiros, explicou que o hospital revisou seus protocolos de biossegurança e isolamento para agentes biológicos emergentes. “Elaboramos fluxos para contenção de agentes que não circulam no Brasil e que exigem isolamento máximo, garantindo a segurança dos pacientes e das equipes”, ressaltou.
Durante a COP 30, o acesso aos serviços do HUJBB continuará sendo por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Belém. Casos atendidos nas áreas de ocorrência da programação internacional serão notificados e conduzidos pelo Núcleo de Gestão do Centro Integrado de Operações de Controle e Saúde (CIOCS) do evento.
Para apoiar as equipes da atenção primária e das urgências/emergências, o hospital contará com uma equipe de médicos infectologistas disponível 24 horas, via WhatsApp (91) 9-8402-2229, para orientar sobre dúvidas de caráter epidemiológico, diagnóstico e manejo clínico dos casos. O serviço é exclusivo para profissionais de saúde.
Serviço toxicológico
Além do atendimento especializado em casos infecciosos e biológicos, o Barros Barreto abriga o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Belém (Ciatox), serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, orientando a população e profissionais de saúde em situações de intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos. O serviço pertence à Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e funciona dentro do HUJBB.
Com atendimento direto pelo WhatsApp, no número (91) 9-8628-4585, a equipe do Ciatox oferece orientações de primeiros socorros, acompanha os casos e encaminha pacientes à rede de saúde, quando necessário. A assistência é voltada tanto à população quanto aos profissionais da saúde.
Durante a COP 30, o Ciatox também atuará de forma integrada às ações de saúde e segurança, com protocolos atualizados e estoque estratégico de soros antivenenos para garantir resposta rápida em eventuais ocorrências.
Bettina Ferro será referência em oftalmologia e otorrinolaringologia
Já o HUBFS atuará como unidade de referência em urgências oftalmológicas e otorrinolaringológicas. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, mediante encaminhamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Icoaraci, Jurunas, Marambaia, Sacramenta e Terra Firme.
Para garantir a prontidão durante o evento, o hospital passou por revisão de protocolos assistenciais, em alinhamento com o MS e a Ebserh. “O HUBFS mantém seu funcionamento normal, com equipes reforçadas e fluxos internos ajustados para garantir a continuidade do atendimento à população durante a COP 30. Além disso, está integrado ao plano logístico da cidade, contribuindo com as ações coordenadas de saúde e segurança”, destacou a gerente de Atenção à Saúde do hospital, Petruska Baptista.
Compromisso com a saúde e a segurança de todos
Com ações articuladas entre os hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro, o Complexo Hospitalar da UFPA reforça o compromisso da Ebserh com o fortalecimento do SUS e com a segurança da população paraense e dos visitantes do estado durante a programação internacional.
“Nosso complexo reúne instituições com histórias sólidas na assistência, no ensino, na pesquisa e na inovação em saúde na Amazônia. Essa trajetória nos permite atuar com excelência e responsabilidade em um momento de grande visibilidade para o Pará, garantindo atendimento qualificado e integração com as demais redes de saúde e segurança pública”, destacou a superintendente do CHU-UFPA/Ebserh, Regina Feio Barroso.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo e Maria Carvalho Costa, com edição de George Miranda
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh