Notícias
DIRETRIZES
Ebserh lança política para nortear execução de atividades de inovação, pesquisa e avaliação de tecnologias em saúde
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a Ebserh assinou, nesta quinta-feira (28), a Política de Inovação, Pesquisa e Avaliação de Tecnologias em Saúde, que tem como objetivo fornecer elementos norteadores para a execução de atividades de inovação, pesquisa e avaliação de tecnologias em saúde, em benefício do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade brasileira.
O anúncio foi feito na ocasião da implantação da Rede de Pesquisa e Extensão dos Hospitais Universitários Federais (Rede HU+), ocorrida no dia anterior.
“Esta política aborda diversos temas: núcleos de inovação tecnológica, estratégia de atuação institucional no ambiente produtivo, da prestação de serviços técnicos voltados à inovação científica e tecnológica, gestão da propriedade intelectual, dentre outros. Ela nos traz agora um novo momento, como instituição de ciência e tecnologia que somos. Estamos tratando da entrada da Ebserh neste ambiente da produção de pesquisa e inovação”, explica o presidente da estatal, Arthur Chioro.
Com a instituição da política, a Ebserh, maior empresa pública de hospitais do hemisfério Sul, busca se consolidar como parceira no desenvolvimento, transferência e licenciamento de tecnologias, gestão de propriedade intelectual e empreendedorismo, captação e gestão de receitas em escala nacional, reconfigurando o sistema nacional de pesquisa e desenvolvimento.
“Trata-se de um marco para a Rede Ebserh, que ao se configurar como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), reconheceu o seu DNA de pesquisa e inovação e instituiu nesta gestão uma Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação, que agora define princípios, diretrizes e objetivos que orientem e coordenem a atuação em rede nos seus 45HUFs com visão estratégica alinhada às pautas de interesse do Estado, tais como combate à desinformação, assédio e discriminação, sustentabilidade social econômica, ambiental e tecnológica, valorização da ciência”, definiu a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, Cristiane Melo.
A interação entre a Ebserh e Universidades afiliadas é um dos temas centrais, considerando o respeito à autonomia universitária e fortalecimento da interrelação entre a empresa e academia, governo e setor produtivo no âmbito do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).
“Construímos a ideia de uma governança em rede. A iniciativa define um compromisso com as políticas de estado, ou seja, não é apenas prescritiva, que só trata de forma normativa a respeito de elementos de legislação, mas ela traz elementos como combate à discriminação e discute a integridade científica e combate à desinformação, valorização do trabalhador e posiciona a Ebserh como elemento produtor de pesquisa e inovação”, conclui o Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, Felipe Roitberg.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh