Notícias
LEC
Workshop qualifica profissionais da Rede Ebserh na gestão da Lista de Espera Cirúrgica (LEC)
Durante o evento, foi oficializada a integração da LEC ao Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) - Foto:
Brasília (DF) – Para qualificar os profissionais dos hospitais universitários federais na gestão da Lista de Espera Cirúrgica (LEC) e do Fluxo Cirúrgico, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou um workshop entre os dias 28 e 29 de agosto. A LEC é um sistema que possui um conjunto de ferramentas e requisitos para gerir as listas de cirurgias com a possibilidade de inserção de novos critérios para organizar a prioridade dos procedimentos. 
Durante o evento, a LEC, desenvolvida no Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), foi oficialmente integrada como ferramenta institucional da estatal junto ao Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU).
O diretor de Tecnologia da Informação da Ebserh, Giliate Coelho Neto, reforçou a importância da padronização da listagem na rede. “A LEC é um sistema robusto do ponto de vista tecnológico. Isso vai agregar transparência aos fluxos cirúrgicos e auxiliar na resolução desse que é um gargalo histórico do Sistema Único de Saúde (SUS)”, defendeu.
Aristides Vitorino Neto, coordenador de Gestão da Atenção Hospitalar da Diretoria de Atenção à Saúde, reforçou a importância do tema. “A LEC vai agregar muito na nossa capacidade de gestão de filas e os colaboradores precisam conhecer as suas funcionalidades, entendendo a ferramenta como primordial para um processo complexo que exige inteligência de gestão”, afirmou.
Ao longo dos dois dias de evento, a programação conta com palestras, demonstrações práticas e debates técnicos, com o objetivo de integrar as áreas estratégicas e impulsionar a constante melhoria dos métodos de gestão.
O que é a Lista de Espera Cirúrgica?
O sistema pretende contribuir com uma maior organização e padronização dos fluxos de trabalho para trazer mais transparência à listagem. A LEC começou a ser implantada hospital de Curitiba em 2022 e, desde o ano passado, engloba todas as especialidades oferecidas no complexo hospitalar. Hoje, a ferramenta é parte do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) e está disponível para todas as instituições vinculadas à Rede Ebserh.
Para o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do CHC-UFPR, Rafael Henrique Rosado, com a administração da listagem, há maior eficiência, evita-se retrabalho e custos desnecessários, além de auxiliar na organização dos pacientes em fila. “Ganhamos interoperabilidade nativa, eliminando retrabalho, reduzindo inconsistências e aumentando segurança e estabilidade. Além disso, o uso da LEC em todos os hospitais da rede cria uma base de dados padronizada, que permitirá a adoção de políticas mais assertivas para reduzir as filas cirúrgicas”, complementou.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Maria Clara Santinoni (estagiária) e Geovana Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh