Notícias
EXPANSÃO
Ebserh e Unifesp firmam contrato para construção e gestão de novo Hospital Universitário na capital paulista
São Paulo (SP) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinou, nesta sexta-feira (07), o contrato de gestão especial do novo Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A estatal também será a responsável pela condução da construção, contando com um investimento de RS 157 milhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e apoio do Ministério da Saúde. Na solenidade, realizada na Reitoria da Unifesp, também foi formalizada a doação da extensão do terreno pela Prefeitura onde será construído o Hospital.
O ministro da Educação, Camilo Santana assinou o contrato juntamente com o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção. Santana comunicou que, até o início do segundo semestre de 2025, será assinada a ordem de serviço para construção do novo HU. O ministro também ressaltou que o Hospital será de alto padrão, contando com o apoio do PAC direcionado para o crescimento e fortalecimento da estatal: “Estamos investindo 1,7 bilhão na rede hospitalar da Ebserh”.
“Milhões de habitantes serão beneficiados com a implantação de um novo Hospital Universitário, com um campo de formação fortíssimo para qualificar e expandir a nossa Universidade e o cuidado especializado, hoje um grande gargalo em nosso país”, disse Arthur Chioro, que é professor da Unifesp. O gestor mencionou que a criação da instituição terá como base um estudo da realidade sanitária local. “Queremos fortalecer a qualidade de vida da nossa população e produzir respostas aos nossos grandes dilemas. O Brasil não pode esperar. Precisa do futuro e ele passa pela Universidade, pela ciência e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, defendeu.
Complementando essa perspectiva, a reitora da Unifesp reforçou a responsabilidade do novo HU e da Universidade. “Este será um Hospital Escola, com ensino, pesquisa e extensão, cumprindo a nossa missão institucional e compromisso com a nossa comunidade. Estamos firmes no propósito de entregar o melhor para a cidade de São Paulo e para o povo brasileiro”.
A secretária da Secretaria Municipal de Gestão, Marcela Arruda, neste ato representando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ressaltou que a capital possui a maior rede pública do país, “mas isso não significa que não precisamos de mais e por isso estamos tão felizes com essa concretização. O Hospital Universitário será um centro de formação e pesquisa, que nos ajudará no processo democrático de formação dos nossos profissionais”, destacou a gestora. O terreno onde será construído o HU foi doado à Unifesp há 10 anos pela Prefeitura, mas a sua ampliação de área foi aprovada pela Lei Municipal nº 18.229, em 16 de janeiro deste ano.
Também compuseram a mesa o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil; e os deputados federais Alencar Santana, Jilmar Tatto, Nilton Tatto e Alfredinho. Outros parlamentares e docentes da Unifesp acompanharam presencialmente a cerimônia, que foi transmitida pelo canal do MEC no youtube.
Sobre o HU-Unifesp de Santo Amaro
O novo HU será considerado de grande porte e terá cerca de 260 leitos. A unidade vai ocupar uma área de 30.000 m² na região de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, e terá como principais características: atendimentos de média e alta complexidade; perfil clínico e cirúrgico; ampla oferta em cuidados intensivos; atendimento nas principais linhas de cuidado e serviços prioritários do SUS, e ambientes de ensino e pesquisa. A previsão para o início das obras está para junho de 2026. Este é o primeiro contrato da Ebserh para gestão de um Hospital na capital paulista. No Estado, a estatal já administra o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) desde 2014.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Marília Rêgo, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh