Notícias
MODERNIZAÇÃO
Hospital Federal de Bonsucesso vai utilizar o sistema AGHUx
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) entrou para a Comunidade do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUx) e vai utilizar o sistema no Hospital Federal de Bonsucesso, unidade administrada pelo GHC no Rio de Janeiro (RJ) e um dos maiores estabelecimentos hospitalares do país.
Por meio do AGHU, será possível informatizar enfermarias, ambulatórios, emergência, setores de imagens médicas, salas cirúrgicas, assim como as atividades administrativas do hospital. O sistema possui 23 módulos, interopera com o Cartão Nacional de Saúde e SISREG e tem quase 4 milhões de acessos por mês nos hospitais federais universitários da Ebserh.
Para o diretor de Tecnologia da Informação da Ebserh, Giliate Coelho Neto, os maiores beneficiados serão os profissionais de saúde e usuários do Hospital de Bonsucesso.
“O GHC é um centro de excelência na gestão e assistência do SUS. A decisão em utilizar o AGHU possibilitará maior integração entre os setores do hospital, mais transparência e controle e prevenção de erros médicos por meio de inteligência artificial”, explicou.
Bonsucesso
Nesta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a reabertura da emergência do depois de cinco anos fechada. O novo setor é especializado no atendimento de casos graves e tem capacidade para atender 700 pessoas por mês. A medida faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, iniciativa do Ministério da Saúde para a retomada do pleno funcionamento das unidades e melhoria do atendimento à população.
Desde outubro, o Governo Federal está fortalecendo a gestão do Hospital de Bonsucesso, com garantia de investimentos. Neste período, 218 leitos que estavam fechados foram reabertos e a capacidade total de assistência da unidade foi retomada, totalizando 423 leitos. São leitos cirúrgicos, clínicos, obstétricos e pediátricos - 373 hospitalares e 50 de emergência, que agora estão disponíveis à população para o cuidado integral da saúde.
A emergência referenciada, ou seja, que segue a regulação do SUS, tem equipes trabalhando 24 horas por dia. São 48 enfermeiros, 130 técnicos de enfermagem, 20 cirurgiões e cinco pediatras, por turno. Também foram adquiridas novas camas para os leitos da emergência - 32 adultos e 18 pediátricos, poltronas para garantir conforto na hora do paciente receber medicação, aparelhos de ecocardiograma e eletrocardiograma, monitores multiparamétricos, insumos e medicamentos.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Com informações do Ministério da Saúde