Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Ebserh e ministérios da Educação e da Saúde realizam o maior mutirão da história do SUS
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde realizam, neste sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do governo federal. Trata-se da terceira edição do Dia E no ano de 2025, que somando os atendimentos das duas edições anteriores, contabiliza mais de 100 mil procedimentos nos hospitais do Rede Ebserh.
Apenas nos 45 hospitais universitário federais da Rede Ebserh, serão ofertados mais de 52 mil atendimentos, o que representa um aumento de 53% em relação aos procedimentos realizados na segunda edição do mutirão, em 13 de setembro. São 2,2 mil cirurgias, muitas delas de alta complexidade, além de 40,7 mil exames e procedimentos e 9,2 mil consultas de diversas especialidades para pacientes que aguardam nas filas da regulação.
Participante da ação, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, recebeu a visita dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Alexandre Padilha, do governador do estado, Elmano de Freitas, do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, do reitor da UFC, Custódio Luís Silva de Almeida, da diretora de Gestão de Pessoas da estatal, Luciana Gouveia, além de outras autoridades.
O maior mutirão do SUS da história do Brasil está sendo realizado neste dia 13 de dezembro. Nada é mais importante do que a vida das pessoas e tenho certeza de que vamos reduzir o tempo de espera de serviço de saúde para o povo brasileiro.
Ministro da Educação, Camilo Santana.
Arthur Chioro ressaltou que Ebserh está comprometida em enfrentar um dos maiores desafios do SUS, que é o acesso da população à atenção especializada, além de ser parte da missão das instituições de ensino an área da saúde. “Esse esforço do governo federal tem, também, um valor enorme para a formação de nossos alunos de graduação, residentes médicos e multiprofissionais”, disse o presidente da Ebserh.
Parceria para melhorar a saúde da população
Pela primeira vez, o “Dia E – Ebserh em Ação” conta com a participação do Hospital São Paulo (HSP/HU-Unifesp), hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo. Já no Rio de Janeiro, entrarão os hospitais federais do Ministério da Saúde, como o Servidores do Estado (HFSE), Andaraí (HFA), Bonsucesso (HFB), Cardoso Fontes (HCFC), Ipanema (HFI) e Lagoa (HFL), bem como os Institutos Nacionais de Cardiologia (INC) e do Câncer (INCA) e o Instituto Traumatologia e Ortopedia (INTO).
Participam ainda instituições filantrópicas e santas casas, como explicou Alexandre Padilha. “Em todo o Brasil, estamos fazendo o maior mutirão nacional da história do SUS. Desde as seis horas da manhã, mais de 200 hospitais em todos os estados estão atuando neste esforço concentrado. O SUS já havia realizado mutirões anteriormente, mas com apenas uma especialidade. E esse é um mutirão extremamente amplo, que cuida de vários problemas de saúde”, explicou o ministro da Saúde.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh