Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Ministério da Saúde e Ebserh realizam o maior mutirão de exames e cirurgias da história do SUS no país
Estão previstas mais de 2.200 cirurgias, 9.200 consultas e 40.700 exames e procedimentos. Imagem: Arquivo Ebserh.
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizam, neste sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país, reduzindo o tempo de espera para a população que usa a rede pública para cuidar da saúde.
Na terceira edição do “Dia E – Ebserh em Ação” serão oferecidos mais de 52 mil atendimentos para pacientes que aguardam nas filas da regulação. Com foco em áreas prioritárias do Agora Tem Especialistas, como oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia, a iniciativa ocorrerá nas cinco regiões do país. Também estão previstos 2.200 cirurgias, 9.200 consultas e 40.700 exames e procedimentos. O quantitativo representa um aumento de 53% nos procedimentos realizados na segunda edição do mutirão, em 13 de setembro.
O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, explica que se trata de um esforço conjunto dos hospitais universitários, dos Ministérios da Educação e da Saúde para suprir – da consulta à cirurgia – as necessidades da população por tratamentos das mais diversas especialidades.
“A Ebserh está comprometida em enfrentar um dos maiores desafios do SUS, que é o acesso à atenção especializada. Esse esforço do governo federal tem, também, um valor enorme para a formação de nossos alunos de graduação, residentes médicos e multiprofissionais. O Dia E é isso: as universidades a serviço da vida, a serviço do Agora Tem Especialistas e aproveitando para ensinar os nossos alunos, residentes, a cumprir a missão das instituições de ensino”, afirma.
Parcerias
Pela primeira vez, o “Dia E – Ebserh em Ação” conta com a participação do Hospital São Paulo (HSP/HU-Unifesp), hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo. Já no Rio de Janeiro, entrarão os hospitais federais do Ministério da Saúde, como o Servidores do Estado (HFSE), Andaraí (HFA), Bonsucesso (HFB), Cardoso Fontes (HCFC), Ipanema (HFI) e Lagoa (HFL), bem como os Institutos Nacionais de Cardiologia (INC) e do Câncer (INCA) e o Instituto Traumatologia e Ortopedia (INTO).
Ebserh em Ação
A iniciativa faz parte do Ebserh em Ação – que promove mutirões e o envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, com o atendimento humanizado e com as necessidades da população – e do programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo Governo Federal, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir as filas e o tempo de espera no SUS.
O primeiro “Dia E – Ebserh em Ação” de 2025, realizado em 5 de julho, ofertou 1.060 cirurgias eletivas, 1.244 consultas e 10.160 exames e procedimentos. Já na 2ª edição, que ocorreu em 13 de setembro, foram 1.666 cirurgias, 4.043 consultas e 28.581 exames e procedimentos, representando um aumento de 175% nos atendimentos entre a primeira e a segunda edição.
Para ampliar o acesso ampliar o acesso, promover o diagnóstico precoce e a continuidade do cuidado para as comunidades, a iniciativa promoveu também em 2025 o primeiro Mutirão de Saúde Indígena e Quilombola, com 2.298 atendimentos – entre 1.376 exames e procedimentos, 854 consultas, 23 cirurgias e 45 internações – no período de 3 e 8 de novembro em 11 hospitais universitários federais vinculadas a Ebserh.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Geovana Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh