Galeria de Imagens
APERFEIÇOAMENTO NO SUS
Ebserh disponibiliza 401 novas vagas para o Programa Mais Médicos Especialistas, do Ministério da Saúde
Brasília (DF) – Durante uma entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (3), o Ministério da Saúde anunciou a publicação de um edital com 900 novas vagas de aperfeiçoamento para o Programa Mais Médicos Especialistas. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizou 401 vagas, que serão preenchidas de acordo com as especialidades e localidades prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições estão abertas até o dia 19 de fevereiro e podem ser feitas pela plataforma UNA-SUS.
Em 2025, 25 hospitais da Rede Ebserh preencheram 314 vagas das 583 oportunidades do programa. Este ano, além dessas 25 unidades hospitalares, outros 11 hospitais têm capacidade para ofertar novas vagas. “Estamos falando de um programa que está em plena vigência, em processo de expansão, de qualificação, e que vem mostrando muitos resultados. Participamos como instituição formadora, mentora e certificadora, com 181 profissionais trabalhando como mentores cadastrados e que estão fazendo a diferença”, afirmou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.
“Um ganho muito importante foi o aumento da presença dos hospitais da Rede Ebserh, que já era nosso maior parceiro, e aumenta ainda mais em 2026. Isso nos dá muita força pela capilaridade, pela excelência, pelo reconhecimento que tem”, acrescentou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A iniciativa faz parte do Programa Agora tem Especialistas e oferece especialização médica em áreas e regiões prioritárias do SUS, garantindo maior acesso da população a médicos e serviços especializados e reduzindo a desigualdade na distribuição de especialistas pelo país.
Residência
O Ministério da Saúde também anunciou o aumento nos investimentos na formação de especialistas por meio das residências. Em 2026, o Governo Federal vai investir R$ 3 bilhões na área, 50% a mais do que em 2025. Os editais abertos do Programa Pró-Residência ofertam 3 mil bolsas para a área médica e mil oportunidades para residência em área profissional da saúde. Outros editais também oferecem incentivo a preceptores, coordenadores e tutores, além de aprimoramento e bolsa-formação para residentes em patologia, radioterapia, física médica e medicina de família e comunidade.
Do total de vagas ofertadas para residência em todo o país, o Governo Federal responde por 60% das oportunidades da área médica e por 90% das vagas para residentes em área profissional.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh