Notícias
NOVO HU
Ministério da Educação, Ebserh e UFDPAR lançam pedra fundamental de hospital no Delta do Parnaíba (PI)
Primeira etapa da obra prevê construção do ambulatório, da subestação elétrica e da infraestrutura do terreno. Foto: Bruna Araújo/MEC
Parnaíba (PI) – O norte do Piauí vai contar com uma nova unidade administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O Hospital Universitário da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (HU-UFDPAR) teve o lançamento de sua pedra fundamental realizado nesta segunda-feira (02), no Auditório Central da UFDPAR, marcando oficialmente o início da construção. A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da Ebserh, Arthur Chioro.
A Ebserh é responsável pelo apoio técnico na concepção do projeto e na contratação das obras. Nesta primeira etapa, estão previstas a construção do ambulatório, da subestação elétrica e das obras de infraestrutura do terreno, com investimento estimado em R$ 25 milhões, oriundos de recursos de emenda parlamentar.
Camilo Santana destacou a importância do HU-UFDPAR, classificando o momento como histórico. “Será um hospital com 120 leitos, sendo 20 de UTI. É um investimento importante, que vai atender à boa formação dos profissionais de saúde e à população através de mais um hospital do SUS”, afirmou. Quando estiver em pleno funcionamento, segundo o ministro, a instituição demandará cerca de R$ 250 milhões por ano, recurso que garantirá o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da assistência de qualidade.
Para o projeto do novo HU, foi realizado um estudo detalhado das necessidades do SUS nesta macrorregião, conforme detalhou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro. “O objetivo estratégico foi dotar essa região de alta capacidade para resolução de seus problemas de saúde. Portanto, nós teremos um HU que será do SUS, no SUS e para o SUS, e a nossa tarefa fundamental como hospital universitário, que é formar profissionais da saúde e de todas as áreas”.
Chioro citou ainda algumas especialidades que serão ofertadas no HU-UFDPAR, como oftalmologia, cirurgia geral, cirurgia cardiovascular, dermatologia, neurologia, reumatologia, ginecologia e urologia, além de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem e um serviço de hemodiálise. O hospital também será um importante campo de Residências Médica e Multiprofissional.
Na ocasião, o reitor da UFDPAR, João Paulo Sales Macedo, acrescentou que essa construção beneficiará também os moradores de municípios vizinhos dos estados do Maranhão e do Ceará, fortalecendo a oferta de serviços de média e alta complexidade em saúde. “Investir no HU-UFDPAR é investir no desenvolvimento do Piauí, no fortalecimento da saúde pública e na redução de desigualdades regionais. Nada disso seria possível sem o acompanhamento técnico da Ebserh”.
A solenidade contou, também, com as presenças do vice-governador, Themístocles Filho, representando o governador do Piauí, Rafael Fonteles; do prefeito de Parnaíba, Francisco Cunha; do senador Marcelo de Castro; dos deputados federais Florentino Neto e Flávio Nogueira; do secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinicius David; do secretário estadual da Educação do Piauí, Rodrigo Torres; do secretário municipal da Educação de Parnaíba, Danilo de Andrade Rêgo, e de outras autoridades locais. A cerimônia foi transmitida pelo canal do MEC no YouTube.
HU-UFDPAR
O novo hospital universitário contará, ainda, com sete salas cirúrgicas e 12 de recuperação pós-anestésica (RPA). A unidade terá capacidade para realizar cerca de 11 mil consultas mensais.
No dia 26 de janeiro, foi realizada a abertura da via de acesso ao terreno onde será construído, localizado no campus da Universidade. O projeto conceitual arquitetônico do HU-UFDPAR está disponível aqui.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh