Galeria de Imagens
Hucam-Ufes
Hospital da Rede Ebserh em Vitória (ES) realiza cirurgia inédita do coração
Vitória (ES) – O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou, pela primeira vez, uma atrioseptoplastia minimamente invasiva, um procedimento que permite a intervenção de cirurgiões cardíacos por meio de uma pequena incisão entre as costelas, sem a necessidade de serrar o osso esterno. A técnica proporciona um tempo de recuperação mais rápido, reduz o desconforto pós-operatório e as complicações, como infecção, caem significativamente.
“Trata-se de algo bem raro, pela qualidade que é exigida da equipe, treinamento dos cirurgiões e materiais específicos”, disse o cirurgião cardiovascular Assad Miguel Sassine, que realizou o procedimento juntamente com os cirurgiões Leandro Batista e Germano Dan, além do anestesista Lucas Ventorim e dos instrumentadores Fabiane Freitas e José Victor Sarnaglia Santiago. A cirurgia foi realizada no dia 21 de janeiro, no Centro Cirúrgico do Hucam.
O paciente é um homem de 48 anos que foi submetido à operação para fechamento do septo interatrial, que estava aberto e com sobrecarga do ventrículo direito e do pulmão. De acordo com médicos que acompanharam a atividade, um procedimento destes na rede privada fica em torno de R$ 40 mil, além dos custos da cirurgia tradicional.
O cirurgião cardiovascular Germano Dan disse que a realização de um procedimento deste tipo em um hospital público é um avanço significativo, pois representa a incorporação de tecnologia avançada e inovação técnica a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). “Democratiza o acesso a tratamentos menos agressivos, com menor morbidade e recuperação mais rápida, reafirmando o papel do hospital universitário como agente de excelência e avanço científico”, acrescentou o médico.
A enfermeira perfusionista Rozeli Brandão da Silva Mendes Leite, da Unidade do Sistema Cardiovascular do Hucam, explicou que esta cirurgia minimamente invasiva promove uma recuperação mais rápida e um retorno antecipado às atividades do paciente, reduzindo o tempo de internação hospitalar e os custos para a instituição.
“Esta cirurgia foi possível graças às capacitações e a busca contínua por atualizações na área, sempre buscando o melhor para o paciente”, disse a enfermeira, que é especialista em circulação extracorpórea. Segundo ela, o paciente teve alta cinco dias após a cirurgia e passa bem.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh