Notícias
EXPANSÃO
Ebserh celebra acordo de cooperação para viabilizar primeiro hospital universitário de Rondônia
Porto Velho (RO) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinou, nesta sexta-feira (8), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para viabilização do hospital da Universidade Federal de Rondônia (Unir). O acordo foi celebrado junto com a Unir e a prefeitura de Porto Velho, prevendo um hospital com, no mínimo, 150 leitos.
Conforme o ACT, o processo envolve aquisição e doação do prédio hospitalar, realização de obras e instalação de equipamentos, definição do perfil assistencial e de ensino, ampliação das vagas de medicina e implementação de residências correlatas à saúde, dimensionamento de pessoal, obtenção de licenças e autorizações, monitoramento e avaliação da implementação e operação do hospital.
O presidente Lula ressaltou a importância do investimento em educação como a garantia de emprego e dignidade. “Tem duas coisas que são obsessão pra mim: educação e combate à fome. Assim que o prefeito comprar esse hospital, imediatamente, o ministro Camilo vai entrar com o investimento. Camilo vai se dedicar para a gente inaugurar esse hospital universitário aqui em Porto Velho”, anunciou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, complementou: “Se tem uma coisa que garante soberania, independência e justiça numa nação é investir na educação do seu povo”. Ele mencionou o propósito do presidente de ter pelo menos um hospital universitário em cada estado do Brasil. Também agradeceu ao prefeito por estar adquirindo o hospital de 50 leitos que será doado ao Governo Federal. “Assim que ele comprar e nos passar, a gente já vai assumir e investir 85 milhões de reais por ano, para passar de 50 para 150 leitos. Cuidar das pessoas é investir fortemente na educação, sem deixar ninguém para trás", disse.
Futuro do país
A Ebserh participará em todas as etapas do acordo. "Prepararmos o futuro hospital universitário da Unir é proporcionar ainda mais cuidado, mais ciência, mais ensino e mais inovação para cuidar do futuro do nosso país", defendeu o presidente substituto da estatal, Daniel Beltrammi.
De acordo com a reitora da Unir, Marília Cotinguiba, o hospital melhorará a formação de profissionais. “O hospital universitário representa a consolidação dos cursos ofertados na área de saúde, porque a natureza destas unidades é conjugar ensino, pesquisa e extensão de qualidade e, ainda, atender a população de Porto Velho e de Rondônia”, celebrou.
Autoridades
Na solenidade, em que também foram anunciados outros projetos do Governo Federal, estiveram presentes, ainda, o presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Arce; os ministros de Estado dos Transportes, Renan Filho; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e o vice-governador do Estado de Rondônia, Sérgio Gonçalves, entre outras autoridades.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh