Notícias
LAPAROSCOPIA
Convênio viabiliza cirurgias bariátricas no Hospital de Clínicas de Uberaba
Uberaba (MG) – Por meio de um convênio firmado com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) deu início à realização de cirurgias bariátricas videolaparoscópicas (técnica minimamente invasiva em que o médico utiliza uma minicâmera para acessar imagens internas do paciente, evitando grandes cortes).
Desde fevereiro, já foram realizados três procedimentos. Os pacientes foram triados no Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do HC, que atende moradores de 27 municípios da região Triângulo Sul do Estado de Minas Gerais.
“É previsto investimento de R$ 2 milhões na realização de 200 cirurgias de redução de estômago. A média atual tem sido de uma intervenção por semana, mas nosso objetivo é chegar a três procedimentos semanais, conforme haja liberação das parcelas financeiras do convênio”, explica o cirurgião e coordenador do projeto no HC-UFTM, Juverson Alves Terra Junior.
De acordo com o coordenador, a primeira parcela, de R$ 500 mil, foi utilizada na compra de insumos necessários para dar início aos procedimentos. “A contratação representa um momento pioneiro na busca pela otimização de custos na realização de cirurgias bariátricas. Por meio desse investimento, o governo de Minas Gerais está viabilizando o estudo sobre os custos da redução de estômago com uso da técnica laparoscópica”, Terra Junior destaca.
Tecnologia permite maior segurança
Em contrapartida ao investimento, o HC fornecerá indicadores no intuito de demonstrar a viabilidade para que as cirurgias de redução de estômago realizadas pelo Sistema Único de Saúde adotem a laparoscopia.
“Atualmente, a técnica minimamente invasiva é utilizada em reduções de estômago somente na rede privada. A intenção do estudo é demonstrar que o custo mais alto da técnica não implica impacto financeiro significativo, uma vez que o paciente é exposto a menor taxa de riscos”, complementa o cirurgião.
Além de oferecer maior segurança, a cirurgia bariátrica por laparoscopia permite a recuperação mais rápida dos pacientes, com a possibilidade de retorno às atividades cotidianas em 30 dias após o procedimento.
Durante um ano e meio, após a redução de estômago, o paciente deve permanecer em acompanhamento médico no HC-UFTM. A equipe envolvida no pré e no pós-operatório inclui dez médicos de especialidades como endocrinologia, cardiologia, pneumologia, psiquiatria e cirurgia, além de profissionais de nutrição, educação física, psicologia, fisioterapia e enfermagem.
Com informações do HC-UFTM