Notícias
MODERNIZAÇÃO
Com tecnologia avançada, hospital em Uberaba aumenta precisão de biópsias e tratamentos
Uberaba (MG) - O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro recebeu um novo aliado no tratamento de tumores localizados na parte superior do tórax. Trata-se do videomediastinoscópio, equipamento usado no dimensionamento e biópsia de linfomas, cânceres de pulmão e outros tumores.
“O dimensionamento dos tumores é realizado para que o médico possa decidir o melhor tratamento para cada paciente, como cirurgia ou radioterapia. Essa aquisição nos coloca em condição de igualdade em relação aos maiores e melhores hospitais do Brasil”, afirma o cirurgião torácico e chefe do Departamento de Cirurgia HC-UFTM, professor João Paulo Vieira dos Santos.
O exame dura de 30 a 40 minutos e deve beneficiar até quatro pacientes por mês, com previsão de início de uso dentro de duas semanas. O equipamento é acompanhado com 16 pinças e foi adquirido por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG - Pro-Hosp -, num investimento de R$ 136 mil.
O responsável pela disciplina de Cirurgia Torácica, professor Marcelo Cunha Fatureto, destaca que poucos hospitais no Brasil contam com esse aparelho.
“Temos no HC-UFTM dois mediastinoscópios convencionais, que não aceitam adaptação para gerar imagens em vídeo, possuindo um visor no qual somente o operador vê, em campo reduzido, a área abordada. O novo equipamento, dotado de tecnologia mais avançada, aumenta a precisão do procedimento cirúrgico, além das vantagens de registro para uso em sala de aula e as possibilidades de transmissão em tempo real, via teleconferência”, avalia.
Com informações do HC-UFTM