Notícias
Saúde ocular
Com investimento de R$ 712 mil, hospital da Rede Ebserh/MEC em Natal (RN) adquire tomógrafo oftalmológico de última geração
Tomografia de Coerência Óptica, mais conhecida como exame OCT, é destinada à captura de imagens do fundo do olho
Natal (RN) – O serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh/MEC), recebeu um novo equipamento para Tomografia de Coerência Óptica, mais conhecida como exame OCT, destinado à captura de imagens do fundo do olho. O investimento foi de R$ 712 mil, com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh.
A ferramenta se trata de um equipamento de OCT de última geração, lançada como a mais abrangente do setor para avaliar e analisar uma variedade de patologias, fornecendo uma solução completa de angiografia de OCT (OCTA). De acordo com a fabricante internacional do aparelho, o Huol é o primeiro no Nordeste a contar com a tecnologia AngioPlex, que realiza exame radiográfico dos vasos sanguíneos por meio de imagens em alta resolução dos vasos que irrigam a retina e seus componentes.
De acordo com o chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço do Huol, Paulo Segundo, o Huol já tinha um OCT, mas o novo equipamento possui tecnologia mais avançada e beneficiará ainda mais a formação acadêmica e a assistência de excelência. “O aparelho permite um processamento mais rápido, com detalhamento anatômico que favorece uma análise precisa e tomada de decisão mais inteligente em uma variedade de condições clínicas e tipos de pacientes, impactando em diagnósticos precoces e tratamentos mais assertivos”, explica.
“Atualmente, o avanço tecnológico e terapêutico na Oftalmologia é muito dinâmico, como em toda a Medicina. Com diagnósticos e condutas guiados por biomarcadores, o novo equipamento disponibiliza uma série de comandos e funcionalidades automáticas fundamentados em inteligência artificial, que abrem os horizontes de análises. Nesse contexto, maior precisão na definição de condutas permite que o tratamento aconteça de forma antecipada, antes da baixa de visão, significando melhores perspectivas aos pacientes”, conclui o especialista.
Sobre a Rede Ebserh
O Huol faz parte da Rede Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh/MEC atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do Huol-UFRN/Ebserh/MEC