Relatos e Historias
HUMANIZAÇÃO
Celebração do amor: paciente com leucemia se casa com companheira na capela do Hospital da Ebserh em Manaus (AM)
Manaus (AM) — Um momento marcado pela emoção e amor no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Marta Kevellen Gonçalves da Silva e Jefferson Max da Silva Chaves, casal que compartilha 17 anos de vida juntos, oficializaram sua união na capela localizada no 9º andar da unidade hospitalar, em uma cerimônia íntima que reuniu familiares próximos e membros da equipe assistencial.
Jefferson Chaves,36, em tratamento contra a leucemia, manifestou o desejo de se casar com Marta à equipe médica, por meio de uma celebração simples e cheia de significado, de esperança por dias melhores, com toda a organização da celebração promovida pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) do HUGV.
De acordo com a psicóloga Rachel Pessoa, da equipe Multiprofissional do HUGV, que acompanha o paciente Jefferson, o casal tem terreno em Iranduba (AM), criam animais, trabalham com agricultura e são muito empenhados no trabalho rural com sustentabilidade. E com a descoberta da doença, ela diz que Jefferson pensou em dar um passo mais adiante no relacionamento. “Jeferson quer deixar a esposa amparada, caso algo venha a acontecer com ele. Essa é a preocupação dele, porque não tem como garantir o futuro. Então, o pedido de casamento foi feito no leito e ele comunicou à equipe. A partir disso, foi feita a proposta pelo GTH de realizar o casamento dentro desse contexto hospitalar, respeitando esse momento mais intimista que estão vivenciando”.
Amor e superação
Desde os preparativos, a equipe do HUGV se envolveu na celebração para que tudo ocorresse da melhor maneira possível. O casamento civil, dentro da capela, foi conduzido por uma juíza de paz, por meio de videoconferência, que proferiu palavras de incentivo à união e a manutenção da família.
Emocionada, Marta compartilhou um pouco da trajetória do casal: “Na nossa luta só contamos com Deus, sempre foi Ele que esteve ao nosso lado, nos dando sabedoria e força. Hoje nos encontramos dentro de um hospital para o tratamento da leucemia do meu esposo, que por ajuda de Deus e da ciência, contando com a capacidade da equipe médica, do corpo técnico de enfermagem, enfermeiros, da psicóloga, do serviço social, da equipe da cozinha e de outros profissionais que têm nos ajudado a passar por esse processo com mais suavidade. E hoje podemos realizar um de nossos sonhos, que adiamos por muito tempo: a nossa união perante as leis dos homens e a de Deus. Dezessete anos de convivência, e buscaremos viver mais e mais com a ajuda de Deus.”
A cerimônia, simples e cheia de significado, foi acompanhada com emoção pelos profissionais do HUGV e as testemunhas do casal, Antônio e Jandira Assunção, que acolheram o momento como símbolo da humanização no cuidado hospitalar.
Para a assistente social e chefe da Unidade Multiprofissional, Socorro Lobato, a realização do casamento dentro do hospital é reflexo do compromisso com um atendimento que vai além da técnica. “Esse casamento representa um marco da nossa missão de oferecer um atendimento verdadeiramente humanizado. Cuidar também é acolher, é entender as dimensões emocionais e sociais dos nossos pacientes. Fazer parte de um momento tão especial como esse nos mostra que estamos no caminho certo!”, destaca.
A cerimônia realizada no HUGV reforça a importância do acolhimento e da sensibilidade no ambiente hospitalar, mesmo em meio aos desafios da luta contra uma doença grave, quando o amor pode se fortalecer.
E Marta finaliza: “Meu esposo e eu só temos que agradecer a todos que nos ajudaram a realizar o nosso sonho que há muito tempo estava guardado. De hoje em diante nossa vida só irá melhorar em nome de Jesus! Muito obrigada por tudo!”.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh