Notícias
INFORMAÇÃO EM SAÚDE
ApuraSUS auxilia a Ebserh na eficiência e transparência na gestão de custos dos hospitais universitários
A ferramenta do Ministério da Saúde permite reavaliação de contratos com base em dados oriundos de bases mais seguras. Imagem ilustrativa: Freepik.
Brasília (DF) - Para padronizar a gestão de custos nas 45 unidades que administra em todo o país, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) adota o Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS), ferramenta criada pelo Ministério da Saúde que auxilia administração financeira em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O sistema permite otimizar recursos, à medida que possibilita aos gestores hospitalares a identificação de gargalos, desperdícios e ineficiências em processos por meio de um painel de gestão de custos. Devido à natureza de atuação em rede da Ebserh, com o ApuraSUS, hospitais de porte similar podem comparar seus desempenhos, tornando-se referências internas. Além disso, Secretarias de Saúde vêm demonstrando cada vez mais interesse no método de gestão dos custos em Rede desenvolvido pela estatal.
O ApuraSUS também ajuda os hospitais da estatal no planejamento e negociação com os gestores do SUS quando apresenta custos reais de serviços prestados, permitindo assim a reavaliação de contratos com base em dados oriundos de bases mais seguras.
“Ele (o sistema) é um ponto de tomada de decisão, pois nos permite traçar uma perspectiva de custo decorrente da ampliação de um determinado serviço, como o número de leitos, fundamentando-se em simulações. Essas pactuações são realizadas com fundamentação em informações reais, porque essa ferramenta é alimentada pelo próprio hospital, onde cada setor, cada centro de custo é responsável pelos dados, e o setor de contabilidade os compila e consolida para que possamos colocar no painel”, detalha a diretora de Orçamento e Finanças, Márcia Fonsêca.
Márcia explica que o programa tem sido implementado há um ano nas unidades da Ebserh, possibilitando aos hospitais universitários federais ‘se enxergarem’ para melhorar contratos, prospecções e otimizações de serviços, refletindo na atenção à saúde e fomento à pesquisa.
Compartilhamento
A experiência da Ebserh na gestão de custos e o ApuraSUS foi tema de apresentação no seminário “Gestão de Custos no SUS: Estratégias e Experiências do Rio Grande do Sul”, realizado em Porto Alegre entre os dias 11 e 12 dezembro. Na oportunidade, a estatal mostrou os desafios com relação ao tema nos hospitais geridos pela empresa, abordando métodos usados e resultados alcançados, em especial na tomada de decisão.
“O grande elogio que tivemos no seminário foi a nossa elaboração de relatórios em rede com base no ApuraSUS, de modo alternativo e complementar, com a ajuda do Ministério da Saúde. Consolidamos essas informações em um painel para comparar todos os nossos HUF, o que chamou a atenção das secretarias estaduais, por possuírem vários hospitais sob sua responsabilidade. Ou seja, a experiência da Ebserh está sendo inovadora para gestores de outras instâncias do sistema público de saúde”, explicou o chefe do Serviço de Informações Gerenciais e Gestão de Custos da Ebserh, Rafael Faim.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh