Galeria de Imagens
HC-UFU
Aplicativo criado no Hospital da Rede Ebserh em Uberlândia (MG) ajuda pesquisadores na estruturação de perguntas de pesquisa
Uberlândia (MG) – Para auxiliar na elaboração e à estruturação de perguntas de pesquisa na área da saúde, a bibliotecária setorial do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), Marjory Cristina Donato, desenvolveu o “Assistente Digital para Estruturação de Perguntas de Pesquisa em Saúde”, aplicativo web criado em parceria com o chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (UGITS), Francisco Diego Neto.
Segundo Marjory, era comum que pesquisadores procurassem a biblioteca do hospital gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) sem a pergunta de pesquisa ou o acrônimo metodológico claramente definidos, o que acabava interrompendo o atendimento e exigindo reagendamento, já que esses elementos são fundamentais para a construção da estratégia de busca em estudos de revisão.
A ferramenta interage com o pesquisador por meio de perguntas orientadoras e exemplos práticos. A partir das respostas fornecidas, o sistema auxilia na classificação do tipo de estudo, utilizando acrônimos amplamente reconhecidos na pesquisa científica.
“É um processo construído junto com o pesquisador, explicando o raciocínio por trás da pergunta, e não algo que simplesmente entrega uma resposta pronta. Uma pergunta bem estruturada e um acrônimo metodológico bem definido são fundamentais para uma estratégia de busca mais precisa e abrangente nas bases de dados, o que resulta em estudos de revisão de maior qualidade e pesquisas mais bem fundamentadas”, esclarece Marjory.
Atualmente, o acesso à ferramenta está sendo compartilhado com um grupo restrito de usuários, com o objetivo de testar, avaliar e realizar ajustes antes da ampliação do uso. Para outras instituições, o código autoral da solução está disponível para aquelas interessadas em adotá-la ou em estabelecer parcerias.
Premiação
O projeto conquistou o primeiro lugar no Prêmio Wolters Kluwer, quando foi apresentado no curso “Introdução à Prática Baseada em Evidências para profissionais de Informação em Saúde”. A formação é ofertada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a editora holandesa Wolters Kluwer.
A premiação ocorreu em Brasília, no início de dezembro, durante o evento comemorativo dos 25 anos do Portal de Periódicos da CAPES, reunindo iniciativas de destaque voltadas à qualificação da produção científica e da informação em saúde no país.
A bibliotecária destaca ainda a satisfação em representar o hospital em um evento de grande relevância nacional. “O reconhecimento foi muito importante, não apenas pelo prêmio, mas pelas oportunidades que vieram junto. Uma delas foi a participação em um curso do JBI sobre revisões sistemáticas, que já vem impactando positivamente o trabalho que realizo no apoio às pesquisas. Além disso, foi gratificante ver um projeto da nossa biblioteca hospitalar ganhar destaque nacional”, afirma.
Sobre a Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais, com edição de Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh