Notícias
PRESENÇA
84% dos candidatos comparecem à prova do concurso para os hospitais da UFPA
Belém (PA) – Realizada no último domingo, 28, a prova objetiva para o concurso público do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (UFPA), constituído pelos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), transcorreu normalmente.
Do total de 47.753 candidatos, 40.219 (84%) estiveram presentes e 7.534 (16%) se ausentaram. Pela manhã, 12.573 candidatos fizeram a prova e 2.829 não compareceram. À tarde, estiveram presentes 27.646 candidatos, com ausência de 4.705 inscritos.
Na segunda-feira, 29, os gabaritos preliminares já estavam disponíveis no site do Instituto AOCP, executor do certame. As próximas etapas, como o resultado da prova objetiva e a convocação para a avaliação de títulos e experiência profissional, serão informadas pelo Instituto AOCP.
Novidade
O concurso público do Complexo Hospitalar da UFPA, realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi o primeiro da empresa que teve aferição presencial dos candidatos que se declararam negros no ato da inscrição e concorrem ao sistema de cotas.
A medida atende a uma normativa que determina que os órgãos e entidades da Administração Pública Federal verifiquem a veracidade da informação prestada por candidatos negros em concursos públicos que se declararem pretos ou pardos.
Comissão
Para acompanhar a realização prova, estiveram em Belém e Ananindeua os representantes da Ebserh Mara Annumciato, Luiz Henrique Rijo, Roseli Pinheiro e Laise Cristina Costa e Silva, que se reuniram com os gestores dos hospitais. “Essa reunião foi importante para esclarecer e dar a certeza à superintendência dos hospitais que o processo conta com transparência total, de forma íntegra e idônea”, disse Luiz Rijo.
A comissão foi recebida na manhã da última sexta-feira, 26, no HUJBB, pelo superintendente do Complexo Hospitalar, Paulo Roberto Amorim, que revelou estar impressionado com a concorrência do concurso, inclusive para áreas que não imaginava ter tanta procura como Anestesiologia. “Estamos tranquilos em relação à realização do concurso e confiamos na experiência da organizadora e da Ebserh”, enfatizou Amorim.
Vagas
Das 815 vagas oferecidas no certame, 484 são à área assistencial, 234 vagas para a médica e 97 vagas à área administrativa. Os empregos são para o quadro de pessoal da Ebserh, empresa pública que administra o Barros Barreto e Bettina Ferro desde a assinatura do contrato com a UFPA, em 13 de outubro de 2015, e regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Com informações do Complexo Hospitalar da UFPA