Notícias
RELATOS DE QUEM CUIDA
“Sou grata ao Hucam pela minha formação profissional e pelos aprendizados da vida”
Geisa trabalha junto ao Programa de Controle de Tuberculose do Hucam, um serviço de referência no Espírito Santo. Ela presta assistência aos casos especiais e às formas resistentes de tuberculose, além das micobacterioses pulmonares.
Vitória (ES) – Meu nome é Geisa Fregona Carlesso, sou enfermeira do Programa de Controle da Tuberculose do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, o Hucam, e pesquisadora do Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo, a Ufes. Nasci em Linhares, no norte do Estado, e moro em Vitória há mais de 30 anos, quando vim para o curso de Enfermagem da Ufes, em 1992.
Eu frequento as dependências do Hucam desde 1996, quando ainda era estudante de Enfermagem e estagiária do Centro de Pesquisa Clínica, o CPC. O centro foi criado pelo professor Reynaldo Dietze, que trabalhava com pesquisa clínica para teste de novas drogas em doenças infecciosas. Nesta época a equipe de enfermagem do CPC era coordenada pela professora Ethel Leonor Nóia Maciel.
A partir de 1998 passei a ser enfermeira de pesquisa clínica no CPC e meses depois fui aprovada no concurso da universidade para o cargo de enfermeira do Hucam. Já com alguma experiência em tuberculose pela atuação nos ensaios clínicos, fui para o Programa de Controle de Tuberculose do Hucam no ano de 2000.
No mesmo ano, fiz uma especialização em Pneumologia Sanitária pelo Centro de Referência Professor Hélio Fraga, no Rio de Janeiro. Em 2005 ingressei no mestrado no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Ufes, e em 2012 no doutorado, finalizado em 2016, sempre explorando a temática da tuberculose e tuberculose multidrogarresistente. Entre os anos de 2008 e 2014, retornei ao Núcleo de Doenças Infecciosas, como coordenadora de pesquisa em tuberculose, sempre mantendo meu trabalho no Programa de Controle de Tuberculose do Hucam. Desde 2005 também mantenho minhas atividades de pesquisas no Laboratório de Epidemiologia da Ufes.
O Programa de Controle de Tuberculose do Hucam é um serviço de referência no Espírito Santo. Nesse contexto, tenho atuado junto à equipe multiprofissional com atividades bem definidas, como assistência aos casos especiais e às formas resistentes de tuberculose, além das micobacterioses pulmonares, além de fazer parte da equipe de formação acadêmica e de suporte para a atenção primária. Vejo o trabalho como essencial e de grande valor para a sociedade capixaba, já que é o único no estado que desempenha tais funções.
O relacionamento com a equipe de trabalho é fundamental para que as atividades sejam desenvolvidas de forma satisfatória e com excelência não só do ponto de vista técnico, mas também do relacionamento interpessoal.
Nossos desafios e as atividades vão além do contexto hospitalar, pois abrangem os 78 municípios do Espírito Santo. Sendo assim, exige-se um comprometimento e responsabilização diários por parte dos profissionais e a chave mestra para isso repousa no bom relacionamento e entrosamento da equipe.
Sou muito grata ao Hucam não só pela formação, pelas oportunidades ao longo da minha trajetória profissional, mas também pelas amizades e aprendizados da vida, afinal boa parte da minha existência está sendo neste espaço.
E, pensando nisso, vale a reflexão, de que nossas ações no ambiente de trabalho se misturam muito com nosso modo de ver o mundo e os posicionamentos pessoais; não somos diferentes em outros espaços do que somos no trabalho, apenas o reproduzimos em outros contextos.
A mensagem que posso deixar é que a entrega que fazemos aqui diz sobre quem somos, e que o trabalho é necessário, feito com amor é o mais elevado possível, o melhor de nós. Aproveitem a oportunidade!
Geisa Fregona Carlesso é enfermeira do Hucam e pesquisadora da Ufes
Sobre a Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh