Notícias

Institucional

DNIT Realiza Webinar BIM – Inovação Tecnológica no Proarte

Evento reuniu participantes de vários setores
Publicado em 30/04/2021 13h37 Atualizado em 03/05/2021 18h06
bim2

Foram dois dias intensos de muita troca de experiências e informações. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou nos dias 27 e 28 de abril, o Webinar BIM - Inovação Tecnológica no Proarte.

O encontro virtual, transmitido pelo canal da autarquia no Youtube, teve a participação de diversas entidades ligadas ao tema. Para o evento foram convidados Lorreine Vaccari, da SEIL/PR que falou sobre as estratégias BIM e Melissa Yanada, explanando sobre a implementação da InfraBIM no DER/PR, Pedro Soethe da Autodesk falando sobre o processo de modelagem de OAEs e a definição dos fluxos de informações, Wagner Martins, que falou sobre a experiência do MPDFT na implementação do BIM, Hamilton Bonatto que discursou sobre os desafios legais do BIM na PGE-PR, Profº Kléos Cesar Jr. da UFV que explicou sobre o IFC na Infraestrutura Rodoviária. E ainda Alexander Justi, do Grupo AJ BIM que falou sobre o BIM Mandate, Fátima Gonçalves e Carlos Costa, Trimble, que explicaram o processo de modelagem de uma Obra de Arte Especial - OAE.

O BIM - Building Information Modeling é um conjunto de tecnologias, processos e políticas, que permitem que várias partes interessadas possam, de maneira colaborativa, projetar, construir e operar uma edificação ou instalação. É um processo integrado para criar, usar e atualizar um modelo digital de uma construção, podendo ser usado por todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção.

O objetivo do evento foi discutir as especificações BIM, o processo de modelagem de Obras de Arte Especiais, os desafios legais na implementação do BIM, o BIM na Infraestrutura e casos de sucesso aplicados a instituições públicas.

O Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello destacou na abertura do evento que o DNIT está sempre atento a implementação e disseminação da metodologia, em função de regulamentos federais. Segundo Luiz, existem dois decretos presidenciais que definem não só a estratégia BIM, mas também a forma como ela será implantada no âmbito do governo federal. E o DNIT junto com outras vinculadas, é uma autarquia que foi escolhida para iniciar a implementação em obras de infraestrutura. 

foto_Luiz_Guilherme.jpeg

Ainda segundo o diretor, o foco principal foi discutir assuntos sobre a metodologia visando aprimorar e dividir experiências que auxiliarão na estratégia de implementação do BIM no Departamento, aplicado ao Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas, o PROARTE.

O assessor técnico da Diretoria de Planejamento e Pesquisa, Bruno Vendramini dos Santos, explicou a base legal de todos os decretos, mostrou detalhadamente todas as fases de implantação do BIM – Proarte, revelou ainda aos participantes toda a cadeia que inclui o Planejamento, Projetos, Meio Ambiente, Custos, Pesquisa, Desapropriação e Obra.


Foto_Bruno_Vendramini.jpg

Anderson Alvarenga, analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT, também palestrou neste evento que foi uma verdadeira imersão no BIM. O analista ressaltou as Políticas BIM do Governo Federal (Leis, Decretos e Portarias), a Gestão da Informação BIM (processo de trabalho) e a Tecnologia BIM (Uso de Softwares). Alvarenga mostrou ainda exemplos de implantação do BIM em empreendimentos nas rodovias BR-364/MT, na BR-364/RO – Contorno de Ji-paraná, na BR-361/PB - Ponte sobre o Rio Piancó e na BR-010/TO.Entre os objetivos do BIM no DNIT, Vendramini falou sobre o compromisso da autarquia, a ampliação do BIM, a redução do tempo de aprovação de projeto, a integração dos setores e a aplicação das informações BIM e biblioteca de classes.

foto_Anderson_Alvarenga.jpeg

Para o Diretor Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, as apresentações serviram para atualizar em qual estágio estamos no desenvolvimento e implementação da metodologia BIM, não só no DNIT, mas em outras entidades também.
“Ficamos felizes porque é sempre um desafio enorme para nós do DNIT conhecer e aplicar as nuances da metodologia em obras de grande porte, que são obras que o DNIT está acostumado a fazer. Para isso contamos com diferentes parceiros e também com uma equipe muito dedicada. Hoje temos uma equipe exclusivamente focada a esse tema dentro da autarquia”, disse Luiz Guilherme.

Ao final do evento, todos os participantes comemoraram o sucesso do evento e a grande troca de conhecimentos.
Para o segundo semestre deste ano, o DNIT já prevê um novo evento, onde se pretende atualizar as ações que estão sendo implementadas e trazer a contribuição das empresas, do mercado como um todo e do setor público, com o propósito de levar conhecimento, em relação ao BIM, para a sociedade e de alguma forma, poder contribuir com a disseminação da Metodologia dentro do Brasil. 

Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT