Notícias
Artemis II: pesquisador do CTI Renato Archer fala da missão espacial em entrevistas para a imprensa

- Ricardo Ogando no programa SBT News.
A missão espacial Artemis II, que levou quatro astronautas norte-americanos ao redor da lua entre os dias 1 e 11 deste mês, gerou uma nova onda de interesse pelo espaço sideral. Para explicar os aspectos técnicos do sobrevoo lunar, tirar dúvidas e aplacar a curiosidade do público, diversos veículos de imprensa recorreram ao especialista no assunto do CTI Renato Archer: o astrofísico Ricardo Ogando.
Pesquisador Sênior no CTI, Ogando foi entrevistado pelo jornal Folha de São Paulo e pelo site de notícias G1, para o qual explicou as diferenças entre a missão Artemis II e as outras viagens à lua empreendidas pela humanidade no século passado. Sobre o motivo de a tripulação sobrevoar o satélite sem realizar um pouso - uma façanha lograda pela primeira vez em 1969 -, o cientista ressaltou as novas tecnologias aeroespaciais sendo testadas pela Nasa. “É como dirigir um carro novo, que você desconhece. (...) você não vai querer pegar a estrada de primeira. Precisa experimentar antes”, afirmou.
Na televisão, o astrofísico participou dos noticiários SBT News e UOL News – duplamente, nesse último: uma vez durante a viagem de ida, outra na volta à Terra da tripulação. Trechos de ambas as entrevistas foram divulgados na página do UOL no Instagram, e algumas das suas falas sobre os aspectos geopolíticos da missão foram destacadas em matéria publicada no site. “Em termos de corrida espacial entre Estados Unidos e China, no momento, tudo indica que a China deve chegar primeiro [a pousar novamente na lua]”, opinou Ogando.
O pesquisador ainda faz participação no programa de rádio Revista CBN; o segmento foi posteriormente veiculado, de forma independente, como episódio do podcast CBN Entrevistas. Na conversa com a apresentadora Petria Chaves, ele refletiu sobre como a jornada da Artemis II capturou a imaginação do mundo: “O primeiro legado, o principal, é a inspiração. Tá todo mundo ligado, acompanhando de perto desde o lançamento. É um grande empreendimento da humanidade”.