Notícias
CRG
CRG e CGU-R/MT participam de atividades sensibilização no IFMT
Turma do IFMT
A Corregedoria-Geral da União (CRG) e a Controladoria-Geral da União em Mato Grosso (CGU-R/MT) participaram, em 21 de outubro, de uma formação voltada à alta gestão do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O encontro reuniu reitor, diretores-gerais dos campi e representantes dos departamentos de ensino e administração.
Promovido pela Escola de Formação (Esfor) do IFMT, o evento contou com a presença do reitor Júlio Cesar dos Santos, que destacou a importância da atuação conjunta dos gestores para prevenir conflitos e conduzir processos administrativos com responsabilidade. “Problemas graves chegam primeiro à mesa do gestor. É essencial saber lidar com essas situações para evitar que se transformem em processos disciplinares”, afirmou.
Durante a formação, representantes da CRG e da CGU-R/MT abordaram temas ligados à gestão correcional. Adriano Augusto de Souza, Diretor de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, na CRG, falou sobre os limites da atuação dos gestores, nas atividades correcionais, respeitando a gestão e o processo disciplinar. Clarice Knihs, coordenadora do SisCor, apresentou práticas para prevenir e investigar casos de assédio moral e sexual. Já Ricardo Plácido Ribeiro, superintendente da CGU em Mato Grosso, discutiu a tomada de decisão em investimentos públicos.
O evento reforçou a importância do envolvimento da alta gestão na prevenção de ilícitos administrativos. A participação da CRG e da CGU-R/MT integra uma nova estratégia de articulação entre as Controladorias Regionais da União nos Estados e as unidades correcionais do Poder Executivo Federal, fortalecendo o papel das unidades regionais como elo entre a CGU e os órgãos federais nos estados.