Notícias
Evento
Corregedoria-Geral da União participa do 3º Seminário de Integridade do Ministério da Defesa
A Corregedora-Geral da União (CRG), Fernanda Álvares da Rocha, teve participação de destaque no 3º Seminário de Integridade do Ministério da Defesa (MD), realizado no dia 23 de setembro de 2025.
A Corregedora-Geral da União (CRG), Fernanda Álvares da Rocha, teve participação de destaque no 3º Seminário de Integridade do Ministério da Defesa (MD), realizado no dia 23 de setembro de 2025.
Com o objetivo fortalecer a integridade pública no âmbito do MD, o evento, que ocorreu no auditório do Prédio Principal do Ministério da Defesa, na Esplanada dos Ministérios, juntou especialistas em integridade, ouvidoria, gestão de riscos e corregedoria, além dos 102 agentes públicos em exercício no Ministério da Defesa, incluindo servidores civis, militares, colaboradores terceirizados e estagiários na plateia e das70 pessoas que acompanharam o evento virtualmente, sendo a maioria composta por servidores das regionais do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, localizados nas cidades de Porto Velho, Manaus e Belém.
A programação teve início com a abertura feita por Tiago Isidro, chefe da Assessoria Especial de Integridade e Segurança da Informação, seguida da palestra sobre integridade conduzida pela chefe de gabinete da Secretaria de Integridade Pública Federal, Fernanda Guedes Araújo. O encontro prosseguiu com o tema Ouvidoria, na participação de Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS e Ouvidor-Geral da União no período de março de 2016 a janeiro de 2019.
Já a Corregedora Geral da União, Fernanda Álvares da Rocha, apresentou a palestra sobre Corregedoria, reforçando a atuação da CRG no fortalecimento dos mecanismos de integridade, abordando o tema: limites entre correição e gestão. O tema gestão de riscos encerrou o seminário nas palavras do chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Trabalho e Emprego, Claudio Antonio de Almeida Py.
O evento também contou com a presença do Chefe de Gabinete do Ministério da Defesa, Sr. Marcelo Martins Pimental, e do Brigadeiro do Ar Eduardo de Carvalho Guimarães, reforçando a relevância institucional da iniciativa de promover reflexões e debates em torno da integridade pública e das boas práticas de governança.