Notícias
DIVERSIDADE
CETENE celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ com ações de conscientização e diálogo
foto: Equipe Cida Pedrosa
Em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, o Centro de Tecnologías Estratégicas do Nordeste (CETENE) realizou, entre os dias 11 e 22 de junho, a III Semana da Diversidade, reforçando seu compromisso com a promoção da inclusão, do respeito e da valorização da diversidade no ambiente institucional.
O Mês representa a luta histórica pelos direitos humanos, pela igualdade e pela representatividade de lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans, queer, intersexo, assexuais e demais identidades e orientações que compõem a diversidade humana. A data também convida à reflexão sobre os desafios ainda enfrentados por essa população na construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e igualitária.
Com esse propósito, o CETENE promoveu a ação, reunindo servidores, colaboradores, bolsistas e profissionais terceirizados em atividades voltadas à conscientização sobre o combate à homofobia e à promoção do respeito às diferenças. A iniciativa buscou estimular o diálogo, ampliar o conhecimento sobre temas relacionados à diversidade e fortalecer a construção de um ambiente institucional cada vez mais inclusivo.
O momento
A abertura contou com uma apresentação cultural de Drica Souza e do Trio Brincante, seguida da mesa-redonda "O Chão de Todos: Política como Garantia de Equidade, Respeito e Diversidade", que teve como convidada a escritora, poeta e advogada Cida Pedrosa, promovendo reflexões sobre equidade, respeito e convivência em uma sociedade plural.
“Foi uma alegria participar deste encontro e contribuir, por meio da arte, para ampliar reflexões sobre inclusão e diversidade. A arte é um dos pilares que ajudam a construir a sociedade e tem um papel fundamental na promoção de novos pensamentos, diálogos e formas de compreender o outro. Este momento nos permitiu compartilhar experiências e fortalecer discussões tão importantes para uma convivência mais respeitosa e plural”, destacou a artista, arte-educadora e etnomusicóloga Drica Souza.
A discussão também ressaltou a importância de acolher, respeitar, integrar e compreender a diversidade como parte de cada indivíduo e da sociedade. Nesse contexto, foi enfatizado que a questão vai além da legislação ou da tolerância às diferenças, representando um compromisso com a convivência, o diálogo e o reconhecimento do outro. A escritora, poeta e advogada Cida Pedrosa, afirma: "É absolutamente importante discutirmos temas que fazem parte da construção de um projeto de felicidade. Discutir diversidade é isso. Precisamos trabalhar, dentro das instituições, a luta contra o preconceito, e só encaramos essa questão discutindo, ouvindo e debatendo. Foi o que fizemos hoje aqui no CETENE, e fico muito feliz por ter participado deste momento".
Na sequência, a educadora, escritora e produtora cultural Maria Ceuline Medeiros ministrou a palestra "Somos Plurais por Lei: a Diversidade como Direito Humano Fundamental", abordando temas relacionados aos direitos humanos, à cidadania e à valorização da diversidade.
“A arte nos ajuda a perceber o quanto precisamos nos aproximar uns dos outros. Ela mostra que somos diversos e que nossas diferenças não devem ser vistas como um espaço de distanciamento, mas de encontro, reconhecimento e diálogo. A diversidade é justamente o que nos permite construir conexões mais humanas e compreender melhor o outro”, destacou a educadora, escritora e produtora cultural Maria Ceuline Medeiros.
Mais do que uma celebração, a Semana da Diversidade representa um momento de reflexão e de reafirmação do compromisso com a dignidade, os direitos e o respeito a todas as pessoas. A ação também reforça a importância de promover espaços seguros e acolhedores, onde cada indivíduo possa expressar sua identidade de forma livre e respeitada.