FAQ – Prêmio ANEEL de Inovação 2025
-
-
Por que foi criado o Prêmio ANEEL de Inovação?
O Prêmio ANEEL de Inovação é uma iniciativa que visa reconhecer e incentivar a excelência em inovação no setor elétrico brasileiro. A premiação destaca empresas, profissionais e pesquisadores que se destacaram, no período de 1.º/10/2023 a 31/12/2024, no âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI ANEEL), conforme estabelecido pela Lei n.º 9.991/2000.
A criação do Prêmio foi estabelecida nos Procedimentos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PropdiI), e a proposta de edital recebeu contribuições da sociedade por meio da Consulta Pública ANEEL n.º 6/2025. A consulta pública recebeu 542 sugestões de 24 instituições. Mais de 74% das contribuições foram totais ou parcialmente aceitas pela Agência.
-
Quem pode participar?
Podem participar do Prêmio ANEEL de Inovação:
- Empresas do setor elétrico obrigadas a investir em projetos no âmbito do PDI ANEEL;
- Profissionais de empresas de energia elétrica vinculadas ao PDI;
- Pesquisadores de instituições executoras de projetos de PDI.
-
Quais são as categorias de premiação?
O prêmio contempla as seguintes categorias, com um total de 12 prêmios:
- Prêmio ANEEL de Inovação – Empresas:
Reconhece nove empresas do setor elétrico que demonstrem uma abordagem estratégica e eficaz na gestão de seu portfólio de PDI, alinhada ao Pequi 2024–2028. Serão premiadas as primeiras colocadas, consideradas de pequeno, médio e grande porte dentro de cada um dos segmentos de geração, transmissão e distribuição. - Menção Honrosa – Investimentos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste:
Reconhece uma empresa de energia elétrica que demonstrou o maior percentual de investimentos destinados para instituições de pesquisa sediadas nas Regiões Norte (N), Nordeste (NE) e Centro-Oeste (CO), incluindo as respectivas áreas das Superintendências Regionais. - Prêmio ANEEL de Inovação – Profissional e Pesquisador:
Reconhece um profissional de empresa de energia elétrica e um pesquisador de executora de PDI com contribuições significativas para a inovação do setor elétrico.
- Prêmio ANEEL de Inovação – Empresas:
-
Como as empresas podem se inscrever?
A participação das empresas nas categorias “Empresas” e “Investimentos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste” é automática. Para concorrer, é necessário terem desenvolvido projetos e ações de PDI de 1º de outubro de 2023 a 31 de dezembro de 2024 e tenham submetido à ANEEL o Relatório Anual de Resultados até 9 de maio de 2025.
-
Como profissionais e pesquisadores podem se inscrever?
As inscrições devem ser realizadas pelas empresas de energia elétrica vinculadas ao PDI ANEEL, que podem indicar um candidato para a categoria “Profissional” e um para “Pesquisador”. O prazo para envio das candidaturas vai até 30 de junho de 2025, por meio de formulário.
-
Qual é a periodicidade do prêmio? Quando e onde ocorrerá a cerimônia de premiação?
O prêmio será anual. Em 2025, ele será realizado em 17 de setembro, em Manaus (AM), durante o Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (Citeenel), principal evento de inovação do setor elétrico no Brasil.
-
Quando será divulgada a lista de finalistas?
A relação de finalistas será publicada no site da ANEEL e anunciada em 19 de agosto de 2025, durante Reunião Pública Ordinária da diretoria colegiada da ANEEL.
-
Quais são os prêmios concedidos?
Cada premiado receberá um troféu, um certificado e destaque especial no site da ANEEL.
-
Quais são os critérios de avaliação?
Os critérios estabelecidos pela ANEEL para pontuação dos candidatos ao prêmio são alguns dos principais resultados-chave (KRs) no Plano Estratégico Quinquenal 2024–2028 (Pequi).
Para os profissionais e pesquisadores, os principais critérios serão:
- quantidade de pedidos de patentes e de registros de Propriedade Intelectual – PI (KR18);
- quantidade de publicações em periódicos internacionais e/ou nacionais classificados na lista Qualis Periódicos como A1, A2, A3 ou A4 (estrato A) no ano de publicação do artigo (KR19).
Para os agentes do setor que concorrerão ao Prêmio ANEEL, também ganharão ênfase os seguintes quesitos:
- quantidade de peças de comunicação audiovisual publicadas em plataforma online (KR2);
- percentual financeiro retornado como resultado dos portfólios de PDI (KR4);
- percentual de aproveitamento dos projetos e ações do PDI ANEEL (KR5);
- percentual de recursos investidos nos temas estratégicos do PEQuI (KR9);
- percentual de recursos investidos em projetos ou ações de PDI com TRL maior do que 6 (KR15);
- percentual de recursos de terceiros em relação ao investimento regulado (KR16);
- quantidade de titulações de pós-graduação (lato e stricto-sensu) (KR17);
- percentual de investimentos destinados a instituições de pesquisa sediadas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (KR20).
-
Como posso tirar outras dúvidas sobre o prêmio?
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail premioinovacao@aneel.gov.br.
-
Por que foi criado o Prêmio ANEEL de Inovação?