Notícias
TARIFAS
Nova Tarifa Branca: workshop discute caminhos para qualificar a comunicação com o consumidor
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou, nesta terça-feira (3/2), o terceiro e último workshop da série dedicada ao debate sobre a Nova Tarifa Branca, encerrando o ciclo com discussões voltadas às estratégias de comunicação e divulgação do novo modelo tarifário.
Transmitido ao vivo pelo canal da ANEEL no YouTube, o workshop reuniu especialistas em comunicação e profissionais de diferentes áreas. Entre o público presente na sede da Agência e os participantes que acompanharam pelo YouTube, a sessão contou com mais de 220 espectadores.
Participaram da mesa Heloísa Fischer (fundadora da Comunica Simples), Leila Coimbra (jornalista e sócia da Agência iNFRA), Leonardo Zanelli (diretor‑executivo da FSB Comunicação), Rutelly Marques da Silva (consultor legislativo do Senado Federal) e Silla Motta (fundadora e CEO da Donna Lamparina). Os convidados apontaram desafios e caminhos para traduzir adequadamente as mudanças trazidas pela Nova Tarifa Branca, destacando a necessidade de fortalecer o diálogo com o consumidor, esclarecer benefícios com narrativas claras e consistentes, e promover campanhas educativas que considerem diferentes perfis de público.
O diretor relator do processo, Fernando Mosna, destacou que a etapa de comunicação é decisiva para o sucesso da proposta e explicou a motivação para reunir um painel diverso de especialistas: “Nós decidimos convidar profissionais que são referência no seu campo de atuação para que cada um deles tenha a oportunidade de trazer insights, opiniões, críticas e avaliações sobre como o regulador pode melhorar esse diálogo com os consumidores. A oportunidade que nós temos hoje é de debater e tentar construir conhecimento e convencimento para a conclusão da Consulta Pública nº 46/2025 sobre o tema, que se encerra no dia 9 de março.”
Com as contribuições trazidas na série workshops, a ANEEL avança com subsídios mais robustos para as próximas etapas de consolidação da proposta.
Para mais informações sobre a CP nº 46/2025, acesse aqui.

- .