Notícias
POLÍTICAS PENAIS
Novo painel acompanhará políticas penais brasileiras
Brasília/DF, 31/07/2025 – Com o objetivo de fortalecer a gestão e a transparência das políticas de Alternativas Penais no Brasil, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) lança o Painel de Indicadores Estratégicos de Políticas Penais, ferramenta digital que organiza, sistematiza e disponibiliza dados sobre a execução das políticas de Alternativas Penais, Monitoração Eletrônica e Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional.
O painel foi desenvolvido com base em informações coletadas junto aos estados da federação, analisadas e tratadas pelas equipes do Serviço de Análises e Gestão da Informação (SAGI) e das coordenações temáticas da Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP). A ferramenta será atualizada semestralmente e está disponível no site da SENAPPEN.
Segundo a Diretora de Cidadania e Alternativas Penais da SENAPPEN, Mayesse Parizi, a iniciativa representa um avanço significativo na qualificação das políticas penais. “Essa ferramenta amplia nossas possibilidades para efetivar diagnósticos das políticas e para assertiva condução do processo de gestão, permitindo uma atuação mais estratégica e baseada em evidências. É um passo importante para fortalecer a implementação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas penais em todo o país”, comemora.
O novo painel também se soma ao Painel de Geolocalização dos Serviços Penais, lançado em março deste ano, e evidencia o compromisso da SENAPPEN com a transparência e a eficiência da execução das políticas penais no país. A nova plataforma organiza e consolida os serviços essenciais das políticas penais, promovendo maior acesso à informação e subsidiando gestores, pesquisadores e a sociedade civil com dados confiáveis e atualizados.
Confira o Painel de Indicadores Estratégicos de Políticas Penais
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar