Notícias
FICCO
SENAPPEN integra ações da FICCO que resultam na apreensão de mais de 420 kg de drogas e R$ 220 mil reais
Brasília/DF, 04/03/2026 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da atuação da Polícia Penal Federal (PPF), participou de operações deflagradas pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) em cinco estados para combater o crime organizado no Brasil.
Paraíba
A FICCO/PB realizou a prisão de um líder de organização criminosa com atuação no estado do Rio Grande do Norte (RN), no dia 24 de fevereiro. Havia um mandado de prisão em aberto contra o suspeito apontado como responsável pelo recolhimento de contribuições financeiras da organização criminosa.
São Paulo
A FICCO/SP prendeu três homens em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e apreendeu 420 kg de materiais ilícitos durante a abordagem na rodovia Castello Branco/SP, neste domingo (1).
Paraná
A FICCO/PR prendeu um homem que transportava 700 caixas de cigarros contrabandeados, totalizando 35 mil maços. A abordagem aconteceu durante um patrulhamento das forças de segurança, no dia 14 de fevereiro, que identificou inconsistências nas informações prestadas acerca da carga transportada. O condutor e a carga foram encaminhados para a delegacia, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Em outra atuação, no dia 24 de fevereiro, a FICCO/PR apreendeu 10 kg de drogas após realizar uma vistoria em um caminhão. A ação foi desencadeada a partir de investigações que indicavam a utilização do veículo para transporte de ilícitos.
Espírito Santo
A FICCO/ES realizou a apreensão de R$220 mil após abordagem a uma pessoa suspeita no município de Vila Velha, no dia 25 de fevereiro. A ausência de comprovação da origem do dinheiro resultou na apreensão do montante e do aparelho celular em posse da investigada para mais investigações.
Ceará
A FICCO/CE realizou a prisão de um foragido da Justiça do estado do Pará, no dia 24 de fevereiro, condenado pelo crime de roubo. Em outra ação, no dia 23 de fevereiro, a força cumpriu um mandado de prisão em Beberibe (CE) pelo crime de latrocínio.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO de 17 unidades federativas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar