Notícias
FICCO
Polícia Penal Federal participa de Operação Piratas do Madeira realizada pela FICCO/RO
Brasília/DF, 27/06/2025 - A Polícia Penal Federal integrou, nesta quinta-feira (26), a Operação Piratas do Madeira, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia (FICCO/RO). O objetivo da operação foi desarticular uma organização criminosa especializada no furto de grãos diretamente de embarcações fundeadas no Rio Madeira, no município de Porto Velho.
A 4ª Vara Criminal da Comarca do estado determinou a expedição de 14 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e bloqueio de valores dos envolvidos, que somam R$ 126 milhões.
O cumprimento dos mandados aconteceram nos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Humaitá (AM). As investigações apontaram que o grupo atuava envolvido na subtração de cargas de adubo, soja, milho e outros grãos de embarcações utilizadas por empresas privadas. Os investigados poderão responder pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A Operação também contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate de Crime Organizado do Ministério Público do Estado de Rondônia, da Força Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO-RO), da Gerência de Aviação do Estado da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar
Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia