Notícias
FICCO
Polícia Penal Federal atua em conjunto com a FICCO/ES para combater crime organizado
Brasília/DF, 02/07/2025 - A Polícia Penal Federal (PPF), integrou nesta terça-feira (01), uma ação deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES). A atuação resultou na prisão de um homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e na apreensão de um carro de luxo vinculado a uma organização criminosa.
A abordagem aconteceu na Avenida Marechal Campos, uma das principais vias de acesso à capital do estado, após o sistema de videomonitoramento identificar a entrada de um veículo com mandado de busca e apreensão ativo. Durante a revista no automóvel, os agentes localizaram a arma, o motorista que não possuía autorização legal para portar o armamento, foi preso em flagrante. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal de Vitória.
O carro de luxo é objeto de um mandado de busca e apreensão expedido no âmbito da Operação Mosaico, deflagrada em 2024, que teve como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro, corrupção e outros crimes graves.
Na ocasião, foram expedidos 72 mandados judiciais, com ações realizadas no Espírito Santo e em diversos estados do país: Rondônia, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia, além do Distrito Federal. A operação também visou descapitalizar o grupo criminoso, com ordens judiciais para o bloqueio de contas bancárias, além da apreensão de imóveis, veículos e motos aquáticas.
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar
Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo