Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria Nacional de Políticas Penais
Termos mais buscados
  • Desenrola Brasil
  • assinatura
  • mei
  • imposto de renda
  • inss
Termos mais buscados
  • Desenrola Brasil
  • assinatura
  • mei
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Bases Jurídicas e Regimentos
      • Quem é quem
      • Perfis dos Profissionais
    • Políticas, Ações e Programas
    • e-Agendas
    • Histórico das Agendas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
      • Planilha de documentos classificados
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
  • Assuntos
    • >> Notícias
    • Ação de Cidadania em Saúde
    • Atuação Internacional
    • Comitê de Diversidade
    • ESPEN - Escola Nacional de Serviços Penais
      • GECC - Gratificação por encargo de Curso ou Concurso
    • FPN - Força Penal Nacional
    • FUNPEN - Fundo Penitenciário Nacional
    • Fundo a Fundo
    • Inteligência Penal
      • FICCO - Força Integrada de Combate ao Crime Organizado
      • Levantamento de Informações Penitenciárias
      • Mapa das ORCRIMs
      • Operação MUTE
      • PEAIPEN
    • Pena Justa
    • PPF - Polícia Penal Federal
    • Projeto Alvorada
  • Canais de atendimento
    • Área do Servidor Público
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
    • SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
  • Central de conteúdo
    • Biblioteca Digital
    • Download Logos SENAPPEN
    • Download Logos PPF
    • Publicações
    • RBEP - Revista Brasileira de Execução Penal
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
  • Composição
    • CNPCP - Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária
    • Corregedoria
    • Galeria de Dirigentes
    • Galeria de Heróis
    • PPF - Polícia Penal Federal
  • Serviços
    • Capacitação para Servidores da Execução Penal
    • Depositar valores no FUNPEN
    • Restituir valores do FUNPEN
    • Levantamento de Informações Penais
      • Perguntas Frequentes - SISDEPEN
    • Visitar Preso do Sistema Penitenciário Federal
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento da Administração Pública Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados da Administração Pública Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras da Administração Pública Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos >> Notícias Operação MUTE nacional apreende 598 celulares em semana de ações nacionais contra o crime organizado
Info

Notícias

SEGURANÇA PRISIONAL

Operação MUTE nacional apreende 598 celulares em semana de ações nacionais contra o crime organizado

Agenda do MJSP mobilizou mais de 4,2 mil policiais penais e reuniu operações, tecnologia e capacitação
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 01/10/2026 08h24
Operação MUTE nacional apreende 598 celulares em semana de ações nacionais contra o crime organizado (2).jpeg
Operação MUTE nacional apreende 598 celulares em semana de ações nacionais contra o crime organizado (4).jpeg
Operação MUTE nacional apreende 598 celulares em semana de ações nacionais contra o crime organizado (3).jpeg
Operação MUTE nacional apreende 598 celulares em semana de ações nacionais contra o crime organizado (5).jpeg
Operação MUTE nacional apreende 598 celulares em semana de ações nacionais contra o crime organizado (1).jpeg

Brasília/DF, 01/10/2026 - A Operação MUTE apreendeu 598 celulares em estabelecimentos prisionais em todo o país entre 21 e 25 de setembro. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), a ação mobilizou 4.212 policiais penais, alcançou 107 estabelecimentos prisionais e resultou na revista de 3.604 celas. As unidades participantes custodiam mais de 88 mil pessoas privadas de liberdade.


A operação reuniu policiais penais federais e estaduais em revistas orientadas por informações de inteligência em todas os estados brasileiros e o Distrito Federal. O trabalho busca localizar e retirar celulares e outros materiais ilícitos, além de interromper comunicações proibidas a partir das unidades prisionais.


“A apreensão de 598 celulares em uma semana mostra a importância da atuação integrada entre a União e os estados. Cada aparelho retirado reduz uma possibilidade de comunicação ilícita. Esse resultado vem do trabalho dos policiais penais, orientado por inteligência e apoiado por tecnologia e capacitação”, afirma o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia.

Desde maio de 2026, as edições nacionais e locais da Operação MUTE mobilizaram 17.555 policiais penais, alcançaram 419 estabelecimentos prisionais, resultaram na revista de 13.799 celas e na apreensão de 3.045 celulares.

A MUTE integrou uma agenda nacional realizada pelo MJSP ao longo da semana, que também reuniu entregas de equipamentos, varreduras eletrônicas e capacitações. Considerando as entregas já realizadas, as tecnologias alcançaram os 27 estados, com 42 equipamentos de raio-X 60-40, 18 kits de varredura,10 georradares, 4 drones, 8 scanners corporais, 414 detectores de metais – Raquetes e 22 Pórticos Detectores de metais. As ações fazem parte da estratégia de modernização tecnológica de 138 unidades prisionais estratégicas, selecionadas com base em critérios de inteligência penal para o enfrentamento ao crime organizado.


Investimento em tecnologia e capacitação


No Rio de Janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, entregou três kits de varredura e um georradar ao governo estadual durante evento realizado em 23 de setembro, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A entrega integra um investimento de R$ 27,7 milhões, previsto até o fim de 2026, em equipamentos e soluções tecnológicas para a segurança prisional fluminense. Nesta etapa, o estado também recebeu dois scanners corporais.


As capacitações previstas para a semana também foram realizadas. Na Bahia, o Curso de Procedimentos Operacionais abordou as rotinas de segurança dos estabelecimentos prisionais. Em Goiás, o III Curso de Análise de Imagens com Uso de Inteligência Artificial – Raio-X e Scanner Corporal preparou policiais penais para operar os equipamentos e analisar imagens produzidas durante os procedimentos de inspeção.


O cronograma de capacitação para operação e manuseio de equipamentos de raio X prossegue nesta semana em Pernambuco, com atividades previstas de 28 de setembro a 2 de outubro. As próximas etapas estão programadas para o Ceará, de 7 a 14 de outubro; Mato Grosso, de 19 a 23 de outubro; Maranhão, de 28 de outubro a 4 de novembro; e Tocantins, de 16 a 21 de novembro.


As formações contribuem para o uso adequado dos equipamentos, o alinhamento dos procedimentos de segurança e o aperfeiçoamento da atuação dos policiais penais nos estados.

Divisão de Comunicação da SENAPPEN  

imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011  

Edifício Sede, 12º andar

Justiça e Segurança
Tags: SENAPPEN MJSP SEGURANÇA PRISIONAL
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Bases Jurídicas e Regimentos
      • Quem é quem
      • Perfis dos Profissionais
    • Políticas, Ações e Programas
    • e-Agendas
    • Histórico das Agendas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
      • Planilha de documentos classificados
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
  • Assuntos
    • >> Notícias
    • Ação de Cidadania em Saúde
    • Atuação Internacional
    • Comitê de Diversidade
    • ESPEN - Escola Nacional de Serviços Penais
      • GECC - Gratificação por encargo de Curso ou Concurso
    • FPN - Força Penal Nacional
    • FUNPEN - Fundo Penitenciário Nacional
    • Fundo a Fundo
    • Inteligência Penal
      • FICCO - Força Integrada de Combate ao Crime Organizado
      • Levantamento de Informações Penitenciárias
      • Mapa das ORCRIMs
      • Operação MUTE
      • PEAIPEN
    • Pena Justa
    • PPF - Polícia Penal Federal
    • Projeto Alvorada
  • Canais de atendimento
    • Área do Servidor Público
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
    • SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
  • Central de conteúdo
    • Biblioteca Digital
    • Download Logos SENAPPEN
    • Download Logos PPF
    • Publicações
    • RBEP - Revista Brasileira de Execução Penal
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
  • Composição
    • CNPCP - Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária
    • Corregedoria
    • Galeria de Dirigentes
    • Galeria de Heróis
    • PPF - Polícia Penal Federal
  • Serviços
    • Capacitação para Servidores da Execução Penal
    • Depositar valores no FUNPEN
    • Restituir valores do FUNPEN
    • Levantamento de Informações Penais
      • Perguntas Frequentes - SISDEPEN
    • Visitar Preso do Sistema Penitenciário Federal
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca