O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Este é um serviço de assistência técnica especializada oferecido pelo Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para realizar estudos e análises de amostras de madeira, produtos florestais madeireiros e não-madeireiros, em laboratório.
O LPF é um centro de pesquisa, criado em 1973, que tem por objetivo promover o uso dos recursos florestais de forma sustentável. Possui sete áreas técnicas onde são desenvolvidos diversos estudos. São elas: Anatomia e Morfologia, Biodegradação e Preservação, Energia da Biomassa, Engenharia e Física, Produtos Florestais, Química, Adesivos e Borracha Natural e Secagem da Madeira.
O LPF disponibiliza à sociedade sua estrutura laboratorial e seu corpo técnico para atender diversos tipos de demandas relacionadas a produtos de madeira, carvão, briquete, pellets, painéis reconstituídos, óleos vegetais, entre outros. Seja para desenvolver novos usos e aplicações para os diferentes produtos da floresta, seja para aprimorar algum produto específico.
Os serviços que podem ser solicitados abrangem, de modo geral, estudos e análises que buscam determinar as principais propriedades de madeiras e outros produtos florestais. As principais propriedades são: anatômicas, físicas, mecânicas, químicas e energéticas, além de aspectos relacionados à durabilidade e secagem.
Os serviços que podem ser solicitados estão listados e precificados na Portaria SFB nº 25, de 5 de maio de 2025. Caso o interessado não encontre o serviço desejado nesta portaria, poderá entrar em contato com o LPF para buscar orientação.
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Quem pode utilizar este serviço?
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Cidadãos
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Empresas
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Órgãos públicos
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Entidades públicas e privadas
Não há pré-requisitos para a utilização deste serviço.
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Etapas para a realização deste serviço
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Preencher formulário de Solicitação de Serviços Especializados
Abra o formulário no botão “Iniciar” no topo desta página ou através do link/canal abaixo e selecione o(s) Serviço(s) conforme desejado. Dentro de cada Serviço selecione os testes/ensaios que deseja adquirir bem como as informações adicionais, se existentes.
Após o envio da Solicitação podem vir a ser solicitadas informações adicionais.
Canais de prestação
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Realizar Pagamento de GRU do Serviço
Uma vez enviada a Solicitação de Serviço bem como as informações complementares (quando necessário), o custo do Serviço será definido e será enviada uma notificação com o link para pagamento da Guia de recolhimento da União – GRU. Efetue o pagamento conforme indicado e envie o comprovante.
O início da execução do serviço apenas será autorizado após o pagamento da GRU.
O pagamento da GRU representa a concordância do Solicitante para a execução do serviço.
Canais de prestação
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Acompanhamento do Serviço
Durante todas as etapas serão emitidas notificações ao solicitante. O acompanhamento pode ser feito através das notificações ou através do canal abaixo. Após a realização dos ensaios conforme Solicitação validados pelo recolhimento da GRU será emitido laudo final com o resultado dos testes. Acesse o laudo no canal abaixo ou através da notificação do acompanhamento do serviço.
Canais de prestação
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Preencher formulário de Solicitação de Serviços Especializados
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimadoNão é possível estimar tempo para a realização do serviço visto que existem tipos diferentes de estudos e análises que podem ser solicitados e cada um deles é realizado em um tempo específico.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoCaso o usuário tenha alguma dúvida, maiores esclarecimentos podem ser solicitados no endereço lpf@florestal.gov.br.
Este é um serviço do(a) Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço