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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar prorrogação do prazo da permissão de lavra garimpeira

Solicitar prorrogação do prazo da permissão de lavra garimpeira

Info

Energia, Minerais e Combustíveis

Minerais > Licenciamento Mineral e Lavra garimpeira
Solicitar prorrogação do prazo da permissão de lavra garimpeira " Renovar PLG" , " Prorrogar PLG"
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Avaliação: 4.0 (5)
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Os titulares de permissão de lavra garimpeira, para prosseguirem com a atividade de exploração, necessitam manter o título em vigor.

    Por ser um título que possui prazo limitado, pode ser solicitada sua prorrogação, apresentando à ANM novos documentos renovando os documentos que estejam por vencer.

    A solicitação deve ser realizada até antes do vencimento da permissão de lavra garimpeira ou da prorrogação anteriormente concedida.

    Efetuada a solicitação a ANM delibera, após análise dos novos documentos apresentados, publicando extrato no Diário Oficial da União deferindo ou não o pedido. Em caso de deferimento, o novo prazo constará do extrato publicado

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Titulares/detentores de Permissão de Lavra Garimpeira vigentes. 

    A solicitação deve ser apresentada até o último dia de vigência do título ou da prorrogação anteriormente deferida

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Emitir boleto dos emolumentos e realizar pagamento
      • Acessar a página de emissão de boletos da ANM na internet;
      • Escolher a opção "Emolumentos"
      • Escolher a opção "Demais atos de averbação (renovação de Permissão de Lavra Garimpeira - PLG)"
      • Emitir o boleto e efetuar o pagamento de acordo com as opções do sistema
      • Salvar o boleto e comprovante de pagamento para uso na próxima etapa

      Canais de prestação

        Web : 

      Emissão de Boletos — Agência Nacional de Mineração

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Envie e-mail para coger@anm.gov.br

      Custos

      • Demais atos de Averbação (Renovação de PLG)
        R$ 745,01

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Efetuar o protocolo do requerimento de prorrogação de prazo da PLG
      • Acessar o Protocolo Digital da ANM
      • Clicar na opção "Protocolar por número de processo", e digitar o número do processo para a prorrogação
      • Selecionar a opção "Solicitar Prorrogação de Prazo da Permissão de Lavra Garimpeira"
      • Anexar os documentos exigidos;
      • Finalizar o procedimento

      Canais de prestação

        Web : 

      Protocolo Digital ANM

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Envie e-mail para gedoc@anm.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Licença Ambiental de Operação vigente;

        Assentimento da autoridade administrativa local (caso de área situada em perímetro urbano), se estiver vencida;

        Comprovante de pagamento dos emolumentos

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A decisão da ANM sobre o requerimento depende de análise técnica dos documentos apresentados.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    ouvidoria@anm.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Mineração . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • DECRETO Nº 9.406, DE 12 DE JUNHO DE 2018;

      PORTARIA DNPM Nº 155, de 12 de maio de 2016. 

      Lei n° 7805/89


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: obter;solicitarrenovação;permissão de lavra garimpeira.
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