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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar prorrogação de prazo do Registro de Licença

Solicitar prorrogação de prazo do Registro de Licença

Info

Energia, Minerais e Combustíveis

Minerais > Licenciamento Mineral e Lavra garimpeira
Solicitar prorrogação de prazo do Registro de Licença " prorrogar licenciamento" , " renovar registro de licença"
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Avaliação: 4.4 (73)
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Os titulares de autorizações de registro de licença, para prosseguirem com a atividade de exploração, necessitam manter o título em vigor.

    Por ser um título que possui prazo limitado, pode ser solicitada sua prorrogação, apresentando à ANM novos documentos renovando os documentos que estejam por vencer.

    A solicitação deve ser realizada até antes do vencimento do registro de licença ou da prorrogação anteriormente concedida.

    Efetuada a solicitação a ANM delibera após análise dos novos documentos apresentados, publicando extrato no Diário Oficial da União deferindo ou não o pedido. Em caso de deferimento, o novo prazo constará do extrato publicado 

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Titulares de Autorizações de Registro de Licença vigentes.

    A solicitação deve ser protocolizada até o último dia da vigência do título ou da prorrogação anteriormente deferida.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Emitir boleto dos emolumentos e realizar pagamento
      • Acessar a página de emissão de boletos da ANM na internet;
      • Escolher a opção "Emolumentos"
      • Escolher a opção "Demais atos de averbação (Prorrogação do Alvará de Pesquisa ou do Registro de Licença)"
      • Emitir o boleto e efetuar o pagamento de acordo com as opções do sistema
      • Salvar o boleto e comprovante de pagamento para uso na próxima etapa

      Canais de prestação

        Web : 

      Emissão de Boletos — Agência Nacional de Mineração

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Envie e-mail para coger@anm.gov.br

      Custos

      • Emolumentos - Demais atos de averbação
        R$ 1490,04

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Efetuar o protocolo do requerimento de prorrogação do registro de licença
      • Acessar o Protocolo Digital da ANM
      • Clicar na opção "Protocolar por número de processo", e digitar o número do processo para a prorrogação
      • Selecionar a opção "Solicitar Prorrogação do Prazo do Licenciamento Mineral (Registro de Licença)"
      • Anexar os documentos exigidos;
      • Finalizar o procedimento

      Canais de prestação

        Web : 

      Protocolo Digital da ANM

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Licença Ambiental vigente

        Nova Licença Específica Municipal (até 30 dias do vencimento da Licença anterior)

        Comprovante de pagamento dos emolumentos

        Nova autorização do proprietário do solo (caso aplicável)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A decisão da ANM sobre o requerimento depende de análise técnica dos documentos apresentados


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    ouvidoria@anm.gov.br 


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Mineração . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • DECRETO Nº 9.406, DE 12 DE JUNHO DE 2018;

      PORTARIA DNPM Nº 155, de 12 de maio de 2016. 

      Lei nº 6567/78


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Obter;Prorrogação;Licenciamentoregistro de licença
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