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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar o reparo do serviço de conexão à internet do PBLE ou Conectividade Rural

Solicitar o reparo do serviço de conexão à internet do PBLE ou Conectividade Rural

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Educação e Pesquisa

Outras > Educação Básica
Solicitar o reparo do serviço de conexão à internet do PBLE ou Conectividade Rural " PBLE" , " Internet na escola" , " Internet Rural"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Solicitar reparo no serviço de conexão (falta de sinal, configuração de modem, intermitência no sinal, etc.) à internet do Programa Banda Larga na Escola ou Conectividade Rural nas instituições de ensino.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Escolas, Núcleos de Tecnologia Educacional e Secretarias de Educação Municipais, Estaduais e do Distrito Federal

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitação

      O solicitante deve informar o problema enfrentado, o número do protocolo do chamado técnico aberto junto à operadora responsável e comunicar o código INEP, nome da escola, telefone de contato, UF e município.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://solicitacao.servicos.gov.br/processos/iniciar?CodServico=9344

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Encaminhamento e execução

      De posse dos dados, a equipe do FNDE verifica qual é a operadora responsável pelo atendimento da unidade, encaminha a solicitação à equipe responsável pela solução e monitora o atendimento da demanda. 

      Canais de prestação

        E-mail : 

      A equipe do FNDE encaminha e-mail com as informações da escola e o relato do problema para a operadora de telefonia responsável.

      Tempo de duração da etapa

      Até 2 dia(s) útil(eis)
    3. Realização do reparo

      A operadora de serviço de dados investiga a origem do problema e realiza o reparo da conexão.

      Canais de prestação

        Telefone : 

      Nos casos onde o reparo pode ser realizado através de informação de procedimentos a serem realizados pelo usuário

        Presencial : 

      Nos casos em que é necessária a troca de equipamentos.

      Tempo estimado de espera :  Até 30 dia(s) útil(eis)

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 35 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Fale Conosco: 0800-616161 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

    Plataforma Fala/Br: https://falabr.cgu.gov.br/

    E-mail: bandalarga@fnde.gov.br.


    Este é um serviço do(a) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Decreto nº 2.592 (Aprova o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Publico - PGMU)

      Decreto nº 4.769 (Revoga alínea “b” do inciso II do art. 7º do Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público – PGMU)

      Decreto nº 6.424 (Altera e acresce dispositivos ao Anexo do Decreto nº 4.769)


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Banda Larga na EscolaPBLEInternet na escolaConectividade Rural4G AnatelInternet Rural
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