Solicitar homologação de acreditação de operadoras de planos de saúde

Solicitar homologação de acreditação de operadoras de planos de saúde
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Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

  • O que é?

    O Programa de Acreditação de Operadoras é uma certificação de boas práticas em gestão organizacional e em gestão em saúde. Tem caráter voluntário e é realizado por Entidades Acreditadoras. 

    O objetivo é a qualificação da prestação dos serviços, induzindo a mudança do modelo de atenção à saúde existente, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Entidades Acreditadoras de Operadoras de Planos de Saúde e Operadoras de Planos de Saúde

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Encaminhar para a ANS a solicitação de homologação da certidão de acreditação da Operadora e a documentação prevista na Resolução Normativa Nº 452/2020

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • A Entidade Acreditadora deverá encaminhar os seguintes documentos:  Certidão de acreditação da operadora com o nível e o período de vigência; Relatório de avaliação da acreditação da operadora, conforme diretrizes descritas no Anexo IV da RN 452/2020; e Cópia dos certificados de graduação e/ou pós-graduação dos auditores que conduziram a acreditação. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Meios formais de protocolo na ANS (acesse:  http://www.ans.gov.br/ans-digital/usuario-externo

       

       

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo Disque ANS (0800-701-9656) ou enviar e-mail para qualidade.dides@ans.gov.br 

      Enviar correspondência para os endereços da Sede ou Núcleos da ANS

        Postal : 

      Enviar documentação para os endereços da ANS (http://www.ans.gov.br/aans/nossos-enderecos)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Consultar a publicação, no sítio eletrônico da ANS na internet, do nome da Operadora Acreditada, Nível da Acreditação e a respectiva data de início e fim de validade.

      Além da publicação, no sítio eletrônico da ANS na internet, o resultado do requerimento da homologação de acreditação junto à ANS é formalmente comunicado à Entidade Acreditadora e à Operadora avaliada, por Ofício, por Protocolo de Transmissão de Arquivos (PTA), e-mail, e/ou Correios. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Portal da ANS: Acesse o site

       

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato com o Disque ANS ou enviar e-mail para qualidade.dides@ans.gov.br 

        Postal : 

      A ANS comunica o resultado do Requerimento ás Operadoras de Planos de Saúde por Ofício, envido pelos Correios. 

        Web : 

      A ANS comunica o resultado do Requerimento ás Operadoras de Planos de Saúde por Ofício, que é envido por Protocolo de Transmissão de Arquivos (PTA), um meio de comunicação on-line direto da ANS com as operadoras. 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar com contato com o Disque ANS ou enviar e-mail para qualidade.dides@ans.gov.br 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mail: qualidade.dides@ans.gov.br

     

    Telefone: Disque ANS (0800.701.9656) 


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Saúde Suplementar . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 452, DE 09 DE MARÇO DE 2020 (Acesse

       


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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