Solicitar calibrações de equipamentos nas áreas de metrologia

Solicitar calibrações de equipamentos nas áreas de metrologia (IFI) " Calibração" , " Metrologia" , " FAB"
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Monitoração:
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  • O que é?

    Calibrações de equipamentos nas áreas de Metrologia Física (pressão, massa, temperatura e vazão), Elétrica (eletricidade, tempo e frequência e alta frequência) e Dimensional, utilizando padrões e equipamentos de alta exatidão com rastreabilidade metrológica nos principais órgãos nacionais e internacionais, estabelecendo vínculo com as unidades do Sistema Internacional (SI).

    Alguns serviços dos laboratórios de calibração dimensional, massa e pressão são acreditados pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO), sob o nº CAL 0001, fazendo parte da Rede Brasileira de Calibração (RBC).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Laboratórios de Metrologia, universidades, centros de pesquisa e empresas da indústria aeronáutica, espacial e de defesa.

    Requisitos necessários

    O solicitante deve enviar um e-mail especificando o tipo de serviço desejado. A solicitação é analisada pela equipe técnica, que elabora a “Ficha de Informações Técnicas” contendo descrições detalhadas sobre o serviço a ser executado pelo laboratório. O solicitante recebe tal documento junto ao valor do serviço demandado. Após o aceite do solicitante para o serviço de calibração, o equipamento pode ser enviado ao laboratório para a execução do serviço. Será emitida Guia de Recolhimento da União (GRU) e seu pagamento é condição para o recebimento do certificado de calibração. Solicita-se ao cliente o retorno do formulário “Satisfação dos Clientes”, devidamente preenchido, que acompanha o Certificado de Calibração.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Consultar serviços de Metrologia

      Os links abaixo especificam a relação de serviços de calibração executados pela Metrologia Elétrica, Metrologia Física e Metrologia Dimensional, respectivamente:

      Canais de prestação

        Web : 

      Consultar Calibração em Metrologia Elétrica

        Web : 

      Consultar Calibração em Metrologia Física

        Web : 

      Consultar Calibração em Metrologia Dimensional

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Enviar e-mail

      O solicitante deve enviar um e-mail especificando o tipo de serviço desejado.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      cma@ifi.cta.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Aguardar análise pela equipe técnica

      A equipe técnica elabora a “Ficha de Informações Técnicas” contendo descrições detalhadas sobre o serviço a ser executado pelo laboratório. O solicitante recebe tal documento junto ao valor do serviço demandado. 

      Canais de prestação

        E-mail : 

      cma@ifi.cta.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 7 dia(s) útil(eis)
    4. Aceitar o serviço

      Após o aceite do solicitante para o serviço de calibração, o equipamento pode ser enviado ao laboratório para a execução do serviço. Será emitida Guia de Recolhimento da União (GRU).

      Canais de prestação

        Web : 

      Para a realização do pagamento da GRU na rede bancária conveniada.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 2 dia(s) útil(eis)
    5. Aguardar o recebimento do certificado de calibração

      O pagamento da GRU é condição para o recebimento do certificado.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      No endereço eletrônico informado pelo contato realizado através do e-mail. 

      Tempo de duração da etapa

      Em média 3 dia(s) útil(eis)
    6. Preencher o formulário de satisfação do cliente

      Solicita-se ao cliente o retorno do formulário “Satisfação dos Clientes”, devidamente preenchido, que acompanha o Certificado de Calibração.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      cma@ifi.cta.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 15 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo para realização do serviço é estabelecido mediante consulta de disponibilidade.

    Em geral, após o recebimento do equipamento, em média com 15 dias úteis o serviço será concluído, salvo exceções que serão informadas ao solicitante.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Caso a comunicação eletrônica esteja inoperante, o usuário poderá comunicar-se com a secretaria da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial, por meio do telefone (12) 3947-7335.

    Horário de atendimento:

    Segunda a quinta-feira, das 7h30min às 17h15min.

    Sexta-feira, das 7h30min às 12h30min.

    Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA

    Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI

    Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial - CMA

    Praça Marechal Eduardo Gomes, nº 50 - Vila das Acácias

    CEP 12228-901 - São José dos Campos - SP – Brasil


    Este é um serviço do Comando da Aeronáutica . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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